Entrou em operação a integração entre o botão “Ligar para a Polícia”, disponível no aplicativo da Uber, e o Centro de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pelo atendimento do número 190. Com a novidade, sempre que um motorista parceiro ou usuário acionar o botão para ligar para a polícia pelo app, o sistema do 190 no DF receberá automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem — como informações do veículo (placa, modelo, marca e cor) e da pessoa que fez a ligação (usuário ou motorista). Dessa forma, não será necessário fornecer essas informações durante a chamada. O termo de cooperação entre a Uber e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal foi assinado em abril, e a operação começa agora, após a fase de testes e integração dos sistemas.
“Este Acordo de Cooperação Técnica entre a SSP/DF e a Uber traduz a estratégia de segurança pública alinhada ao artigo 144 da Constituição Federal, que define a segurança como dever do Estado e responsabilidade de todos. Com base nessa diretriz, a parceria reforça a articulação entre governo e sociedade civil, unindo esforços para ampliar a proteção de motoristas e passageiros e agilizar a resposta a emergências pelo aplicativo. A iniciativa integra os eixos “Cidade Mais Segura” e “Cidadão Mais Seguro”, do programa Segurança Integral do Governo do DF, que incentiva a cooperação entre poder público e sociedade na prevenção à criminalidade, no fortalecimento da segurança e na promoção dos direitos humanos”, disse Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF.
A tecnologia responsável pelo envio automático de informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que criou a primeira plataforma de dados do mundo voltada para esse tipo de aplicação. Essa solução conecta dados de dispositivos conectados ou aplicativos móveis diretamente aos centros locais de atendimento a emergências.
“Acreditamos no poder da tecnologia para gerar impacto positivo nas localidades que atuamos com o app da Uber. Por meio de soluções como essa, buscamos contribuir de forma responsável e auxiliar em uma resposta rápida e coordenada das autoridades. Em situações críticas, sabemos que cada segundo pode ser decisivo e essa integração é um avanço importante neste sentido”, ressalta Analu Cordeiro, gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil.
A integração com o serviço 190 no Distrito Federal é a sexta iniciativa desse tipo implementada pela Uber no Brasil. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a RapidSOS, já está em operação nos serviços de emergência dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia. Fora do país, também é utilizada em mais de 1.200 cidades nos Estados Unidos, além de diversas regiões no México, África do Sul e Canadá.
*Com informações da Uber