A Secretaria da Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) removeu barracos e material recicláveis de catadores que ocupavam área pública entre a 910 e a 911 Norte, no final da manhã desta segunda-feira (18).
A operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Secretaria de Educação (SEEDF), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), PMDF, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU).
De acordo com os servidores do GDF que estavam no local, todos os responsáveis pelos materiais depositados irregularmente em área pública foram notificados anteriormente, assim como foram oferecidos serviços de saúde, educação, capacitação profissional, assistência social, orientação sobre animais domésticos e benefício de deslocamento interestadual. A operação foi executada de forma pacífica e não houve resistência por parte dos catadores de materiais recicláveis.
Até o fechamento desta publicação, cinco caminhões de materiais recicláveis e mais um de entulho foram carregados até a capacidade máxima. Pelos cálculos dos representantes do governo no local, serão necessários pelo menos mais cinco caminhões para liberar aquele trecho da área pública localizada na W5 Norte, próximo ao colégio Sigma.



Segundo o DF Legal, antes de realizar a ação, o GDF tomou uma série de medidas com o intuito de assistir as famílias no local e evitar que, após a necessária desocupação de uma área pública, houvesse qualquer prejuízo aos catadores. Servidores da Sedes acompanharam todo o processo de remoção das famílias que viviam na ocupação para dar o suporte socioassistencial necessário.
VEJA O VÍDEO