A Secretaria de Saúde já aplicou, até o início desta quarta-feira (10), 174.999 testes rápidos de detecção do novo coronavírus nos pontos de drive-thru espalhados pelo Distrito Federal. Na terça (9), foram disponibilizados mais 6.971 exames.
Até o momento, dos quase 175 mil testes 7.381 detectaram o vírus. O posto montado no Paranoá (que também recebe os moradores de São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul) foi o que mais apresentou registros positivos, com 180 confirmações.

O teste é indicado para quem tem sintomas da doença. O exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta, diante da ocorrência de sintomas, a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atendimento e unidades
A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, das 8h às 17h. Para fazer o exame, é necessário realizar o cadastro no site da SES. Após esse procedimento, o usuário pode agendar o teste na unidade que atende a região em que reside.
O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, basta entrar novamente na página da testagem em massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.
O DF conta com 172 unidades básicas de saúde, que oferecem acolhimento e atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Pessoas que apresentem sintomas e residam em regiões não atendidas podem buscar a UBS mais próxima de casa. Na unidade, o paciente será avaliado pelas equipes de Saúde da Família, que definirão o tipo de exame a ser aplicado.

Com informações da Agência Brasília