Menu
Brasília

DF institui grupo para ferramenta de denúncias de violência sexual no transporte

Portaria cria equipe intersecretarial para implementar funcionalidade no app DF no Ponto, incentivando relatos de agressões contra mulheres.

Redação Jornal de Brasília

03/02/2026 17h01

Foto: Divulgação/SMDF

Foto: Divulgação/SMDF

Foi publicada nesta terça-feira (3) a Portaria nº 17/2026, que institui um grupo de trabalho responsável pela elaboração de uma portaria conjunta entre a Secretaria da Mulher (SMDF), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF).

A iniciativa visa propor, estruturar e acompanhar a implementação de uma ferramenta de comunicação direta no aplicativo DF no Ponto, focada no incentivo às denúncias de violência sexual contra mulheres no transporte público do Distrito Federal.

O grupo de trabalho definirá o funcionamento da ferramenta, que pretende ampliar o acesso da população aos canais de denúncia, fortalecer ações de prevenção e criar um caminho seguro para pedidos de orientação e apoio às vítimas.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, enfatiza a importância da denúncia no combate à violência. “A denúncia é fundamental no combate à violência, pois é o passo que permite às autoridades e à rede de apoio tomarem conhecimento da situação, garantindo segurança e acolhimento à vítima, além da responsabilização criminal do agressor”, destaca.

O aplicativo DF no Ponto é o sistema oficial da Semob-DF que oferece monitoramento em tempo real do transporte público no Distrito Federal. Disponível para celulares e por meio de QR Codes nas paradas, ele permite o planejamento de rotas, consulta de horários de ônibus e metrô, e visualização da localização dos veículos.

Na avaliação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a tecnologia é uma aliada na proteção das mulheres. “A integração ao DF no Ponto amplia o acesso da população, fortalece a prevenção e cria mais um caminho seguro para pedidos de orientação e apoio”, resume.

Canais de denúncia incluem o telefone 180, serviço nacional 24 horas para mulheres vítimas de violência. Em situações de urgência, acione a Polícia Militar do DF pelo 190. Denúncias anônimas podem ser feitas à Polícia Civil do DF pelo 197.

Com informações da Secretaria a Mulher

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado