Menu
Brasília

DF está entre as cinco unidades da Federação mais transparentes do país

Os destaques positivos do GDF estão alinhados com um movimento mais amplo de modernização da administração pública distrital

Redação Jornal de Brasília

01/10/2025 11h27

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal recebeu a menção “ótimo” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) de 2025, realizado pela organização Transparência Internacional — Brasil. O GDF alcançou a nota de 85,1 pontos em 100, resultado que coloca a administração distrital entre as cinco melhores do país, à frente de 22 estados, e evidencia um ambiente de maturidade na divulgação de dados e na interação com a sociedade. 
 
O Distrito Federal se destaca no cenário nacional não apenas pela sua posição no ranking geral, mas por ser uma das três unidades de Federação do país — ao lado do Acre e de Minas Gerais — que disponibilizam transparência plena sobre as emendas parlamentares estaduais e distritais. Essa prática é considerada vital para o controle social e o combate a desvios de recursos, especialmente em um momento de discussões sobre o aumento no volume de verbas.

Durante o lançamento do Cartão Uniforme Escolar nesta quarta-feira (1º/10), o governador Ibaneis Rocha elogiou o trabalho da Controladoria: “Não posso deixar de ressaltar mais um prêmio que nós recebemos essa semana, que foi o Prêmio da Transparência. Parabéns ao Daniel Lima, a sua equipe. O Distrito Federal ficou entre os 5 estados mais transparentes do Brasil. Um trabalho feito em parceria com a Secretaria de Economia, que demonstra todo o trabalho que a gente busca fazer, afastando assim o temor que existe. A corrupção tem em todo lugar, mas quando você trabalha com instrumentos de transparência você diminui a corrupção em todas as áreas de governo”, disse Ibaneis Rocha.

Ele usou o exemplo do governo, que colocou o Banco de Brasília (BRB) para gerir programas sociais, para pontuar sobre a questão da transparência no uso de recursos públicos. “Esses programas feitos através do BRB na sua implementação eles dão garantia de transparência, porque na hora que passa o cartão imediatamente chega a informação para o Banco de Brasília, que tem condições de saber se foi emitida a nota em parceria com a Secretaria de Economia, se o tributo foi recolhido, então tudo isso a gente faz”, detalhou. “Todos os programas, vocês prestem atenção, primeiro programa que eu instituí no BRB foi o da mobilidade. Nós nunca mais tivemos um escândalo na mobilidade do Distrito Federal, o que era uma constante no passado. Então, esses programas trazem o que eu chamo de transparência. E onde tem transparência, a gente evita a corrupção. E tanto que ganhamos o prêmio, só três cidades no Brasil estão melhor colocadas nesse prêmio de transparência e nós do Distrito Federal temos o orgulho que estamos ali entre os três”, finalizou.

“Transparência vai além de um valor da gestão, é uma prática diária que envolve tecnologia, compromisso e respeito ao cidadão. Esse resultado reflete o esforço coletivo do GDF em promover uma administração pública cada vez mais acessível, íntegra e participativa”, destaca o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima. 

“O ITGP é uma das avaliações mais rigorosas do país, analisando mais de 100 critérios para medir os níveis de transparência, integridade, participação social e combate à corrupção nos governos estaduais. A pontuação de 85,1 do GDF, não só supera a média nacional de 69,8 pontos, como também reflete uma trajetória de implementação de boas práticas de governança”, afirma a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz.

Inovação a serviço do cidadão

O GDF obteve pontuação máxima em itens como Plataformas e Transformação Digital e Comunicação | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os destaques positivos do GDF estão alinhados com um movimento mais amplo de modernização da administração pública distrital. A nota máxima na dimensão Plataformas reflete o compromisso em oferecer ferramentas de acessibilidade digital em seu portal principal e em publicar o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em formato aberto. Na dimensão Transformação Digital e Comunicação, o governo publica os resultados das pesquisas de satisfação com os usuários de serviços públicos e apresenta inovações digitais na promoção da transparência, participação e combate à corrupção.

Com 90,1 pontos na dimensão Transparência Financeira e Orçamentária, o DF demonstra maturidade na divulgação de dados sobre receitas, despesas e execução orçamentária, fortalecendo o controle social e a confiança da população.

Resultados concretos

A conquista da 5ª posição no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 reforça uma trajetória de evolução contínua do Governo do Distrito Federal na promoção da transparência. Em novembro de 2024, o GDF já havia alcançado o nível diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), a mais alta classificação concedida a entes públicos que atendem 100% dos critérios essenciais de transparência. 

Esse reconhecimento foi resultado de uma análise criteriosa dos portais institucionais, conduzida pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), e refletiu o compromisso da gestão com o acesso à informação, o controle social e a participação cidadã.

O GDF tem ampliado seus canais de comunicação com a sociedade, investido em soluções digitais e promovido a integração entre órgãos e entidades para garantir que a transparência seja uma prática transversal em toda a administração pública. O crescimento expressivo no número de acessos ao Portal da Transparência e à versão mobile, além das premiações recebidas por iniciativas como o Participa DF e o Programa Polaris (governança pública), evidenciam que os avanços são parte de uma estratégia consolidada de governança aberta e inovação.

*Com informações da CGDF e de Ian Ferraz e Adriana Izel, da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado