Brasília está entre as 14 capitais brasileiras em estado de alerta de infestação do mosquito da dengue. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (05), a capital federal tinha o índice satisfatório de 0,6% em 2010. No entanto, em 2011 a situação mudou e o risco dobrou, agora para 1,1%.
O grau de risco é definido com base nos domicílios estudados – se a cada cem casas menos de 1% tiver foco de mosquito da dengue, o índice é considerado satisfatório. De tem foco em 1% a 3,9%, é considerada situação de alerta, e acima de 3,9%, há risco de surto. Em 2011, três capitais foram identificadas como situação de risco: Cuiabá (MT), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). O mapeamento ainda revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco.
O LIRAa não identifica os casos de dengue no País, mas mostra em quais cidades há mais focos do mosquito transmissor. Dos 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco, 236 em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. Os dados foram coletados nos meses de outubro e novembro deste ano.