Afonso Ventania – Bikerrepórter
A duplicação da DF-140 já trouxe um respiro para os cerca de 20 mil motoristas que percorrem diariamente os quase 15 km entre o Jardim Botânico e Cidade Ocidental (GO). Entregue em maio, a obra de R$ 22 milhões ampliou a capacidade da rodovia, construiu uma nova ponte sobre o Ribeirão Santana e reduziu os riscos em um dos trechos mais movimentados do Distrito Federal.
Agora, o olhar se volta para outro público: os ciclistas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) anunciou a construção de uma ciclovia na região, com investimento estimado em R$ 1,7 milhão e início das obras ainda em 2025. “A ciclovia na DF-140 já está em fase de licitação”, confirmou o presidente do órgão, Fauzi Nacfur Júnior.
A novidade encheu de esperança quem sonhava com segurança para pedalar. “Há muito tempo esperamos um espaço seguro para aproveitar com a família. Antes da duplicação não era possível. Agora, saber que teremos uma ciclovia me deixa muito feliz”, comemora o vigilante Francisco das Chagas Carneiro, morador da região.
A estrada, que corta condomínios do Jardim Botânico e do Setor Habitacional Tororó, é também porta de entrada para motoristas vindos de municípios do Entorno, como Cidade Ocidental e Luziânia. Além do impacto no trânsito, a duplicação trouxe melhorias importantes: recapeamento integral da pista, novos abrigos de ônibus, sinalização moderna e ações de paisagismo.
Para ciclistas de alto rendimento, no entanto, a expectativa é diferente. Allyson de Castro, 23 anos, explica que, para quem treina em velocidades mais altas, a ciclovia não será o espaço ideal. “Atletas geralmente utilizam o acostamento, que ficou ótimo depois da duplicação. Mas, para a população em geral, a ciclovia vai ser um ganho enorme”, afirma.
Infraestrutura e segurança
A obra de duplicação contou com terraplanagem, pavimentação, restauração dos pavimentos, drenagem, sinalização horizontal e vertical, ações complementares e paisagismo. A pista antiga foi totalmente recapeada para oferecer conforto e segurança em todo o trajeto. Além disso, rodovia ganhou novos abrigos de ônibus. Ao todo, 19 paradas tipo C (tamanho padrão com três módulos feitos de concreto) em 17 locais da rodovia pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
O processo, no entanto, não foi simples. Desde a licitação, em 2021, a duplicação enfrentou entraves como remanejamento de redes de água e energia, além de disputas fundiárias e atrasos provocados pelo clima, como mostrou reportagem do bikerrepórter do Jornal de Brasília, Afonso Ventania, em outubro de 2023.
Ainda assim, o resultado final já mudou a vida de milhares de motoristas. E, em breve, deve melhorar também a de quem escolhe a bicicleta como meio de transporte, lazer ou esporte.









