Menu
Brasília

Dezesseis mil pacientes estão na fila de espera por uma cirurgia no DF

Arquivo Geral

28/08/2011 10h52

 

Kamila Farias

kamila.farias@jornaldebrasilia.com.br

 

Há mais de um ano esperando na fila para fazer cirurgia de coração no Hospital de Base, Sâmara Duarte Sarcinelli Miranda, 17 anos, conseguiu marcar o procedimento para o dia 5 de setembro. No entanto, a realidade poderia ter sido diferente. O procedimento só foi marcado porque a  mãe de jovem, Ruth Duarte Sarcinelli, desembolsou mais de R$ 2 mil para exames pré-cirúrgicos em clínicas particulares. “Ainda bem que minha mãe teve condições. E quem não tem?”, observa a jovem.

 

A situação está difícil não apenas para Sâmara. De acordo com o subsecretário de Atenção à Saúde do DF, Ivan Castelli, há cerca de 16 mil pessoas esperando por cirurgia no DF. “Os dados não são precisos, pois ainda não temos um cadastro único. Mas desde que assumimos a Secretaria de Saúde, a situação já está bem diferente. Conseguimos realizar alguns mutirões para reduzir os números”.

 

Até todos os pacientes conseguirem atendimento, muitos correm riscos. No caso de Sâmara, ela precisa trocar a válvula do coração e, se esperasse mais tempo, teria que passar para a fila de transplantes. “Por isso, fiz de tudo para agilizar a realização dos exames”, comentou Ruth. No entanto, de acordo com a secretaria, os exames estão sendo marcados com até 15 dias.

 

Leia a matéria completa na edição deste domingo (28) do Jornal de Brasília

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado