A administração do ParkShopping foi obrigada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) a suspender a pintura de vagas para táxis no estacionamento público do local. O shopping reservava 29 vagas para taxistas na manhã de ontem e demarcava o chão com tinta quando a fiscalização do órgão de trânsito chegou e, na falta de um documento que autorizasse a pintura, não permitiu a obra.
Cones que impediam a entrada dos carros de passeio também foram retirados até que a engenharia do Detran analise a questão, após o feriado, e nenhum cidadão deve ser impedido de estacionar no local.
Só o Detran pode separar vagas de áreas de estacionamento público. Uma lei determina a quantidade de vagas para portadores de necessidades especiais e idosos, mas não há legislação que destine áreas a pontos de táxi. “Quando há solicitação para reservar vagas para táxis, a nossa engenharia vai até o local, estuda a necessidade da vaga, quantas são necessárias e onde é o melhor local para colocá-las. E o próprio Detran coloca placas mostrando o início e fim das vagas reservadas e quantas elas são”, explica o supervisor de Fiscalização do Detran, Nerilson Vasconcelos.
De acordo com ele, a administração do shopping solicitou a demarcação das vagas em janeiro de 2010 ao Detran e afirma ter recebido uma resposta com a autorização para pintar a área. “Eles nos mostraram a solicitação, feita em 25 de janeiro. Disseram que possuem uma resposta que autorize o procedimento, mas não a encontraram. Como estamos fechados pelo feriado, só poderemos checar a situação na quarta-feira. Até lá, como não mostraram documento, a área não poderá ser reservada”.
Leia mais na edição desta terça-feira (02) do Jornal de Brasília.