Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizaram uma blitz na noite de segunda-feira (12), no Sol Nascente, com o objetivo de preservar a segurança viária na região. Durante a ação, que durou cerca de duas horas, foram abordados 130 veículos, resultando no flagrante de 34 irregularidades.
Entre as infrações mais graves, destacam-se dois condutores dirigindo sob influência de álcool e oito inabilitados. Outros casos incluíram dois motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, dois sem cinto de segurança e uma criança transportada sem o equipamento de retenção adequado à sua idade.
Os agentes também autuaram veículos por problemas mecânicos e modificações irregulares: cinco por falhas no escapamento, quatro por alterações no sistema de iluminação, um por mau estado de conservação e outro por modificação de características. No caso de motociclistas, foram dois autuados por escapamento alterado, um por problema de iluminação e cinco por diversas irregularidades.
“Todas as irregularidades constatadas geram risco à segurança dos próprios condutores, seus passageiros e outros usuários das vias, principalmente condutor alcoolizado, não habilitado, sem cinto, transportando criança fora da cadeirinha e conduzindo veículos sem equipamento obrigatório e em mau estado de conservação, sem nenhuma condição de circular”, alertou Wesley Cavalcante, coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste.
A operação mobilizou 13 agentes do Detran-DF e três policiais militares, além de sete viaturas do Detran, três motocicletas da Polícia Militar e dois guinchos. A ação reforça o compromisso das autoridades em fiscalizar condutores e veículos para prevenir acidentes no trânsito.