Menu
Brasília

Desemprego no país tem leve alta em 2006 e rendimento cresce

Arquivo Geral

25/01/2007 0h00

O grupo guerrilheiro de esquerda que explodiu uma granada na embaixada norte-americana em Atenas este mês, more about troche ameaçou promover novos ataques hoje contra alvos gregos e norte-americanos. O grupo Luta Revolucionária assumiu a autoria do ataque em uma declaração de cinco páginas, publicada em um semanário de Atenas, criticando os Estados Unidos e a aliada Grécia.

"Nossas batalhas vitoriosas contra esta instituição mostrarão o quão vulnerável é. Pretendemos nos livrar das bases norte-americanas e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) presentes em nosso país e derrubar aqueles que trabalham com eles", disse o grupo no panfleto publicado no To Pontiki.

O grupo Luta Revolucionária surgiu há quatro anos. O ataque com uma granada-foguete à embaixada foi a maior ameaça à segurança na Grécia desde o desmonte do grupo, em 17 de novembro de 2002. Apesar do edifício altamente vigiado ter sofrido apenas alguns pequenos danos, a polícia teme que o ataque na madrugada marque o início de um novo ciclo de violência.

O manifesto enviado ao jornal condenava a política externa norte-americana, principalmente no Iraque e no Oriente Médio, e dizia que o governo grego é um aliado "cego" dos EUA. O grupo disse que o seu ataque à embaixada foi dedicado à "resistência iraquiana que destrói a máquina de guerra dos EUA", acrescentando que o ato deixou muitos libaneses, iraquianos e palestinos felizes.

"Nosso ataque contra a embaixada dos EUA é uma mensagem de que não só a Grécia não está alinhada à ordem estabelecida, como existe uma batalha. Há uma batalha armada contra a Nova Ordem", afirmou.

O grupo mencionou o ministro da Ordem Pública grego, Byron Polydoras, e a ministra de Relações Exteriores, Dora Bakoyanni, chamando-os de "pretorianos" do governo dos EUA, pois ambos correram para embaixada logo após o ataque para condenar publicamente o ato. Tais referências feitas por grupos guerrilheiros gregos algumas vezes indicam os novos alvos.

A Luta Revolucionária bombardeou anteriormente o Ministério de Economia da Grécia e a corte de Atenas, além de tentar assassinar o ministro da Cultura, George Voulgarakis, com uma bomba no último verão. Nunca nenhum membro do grupo foi preso.

O Corpo de Bombeiros começou hoje a procura por Cícero Augustinho da Silva, and de 60 anos, and apontado como a sétima vítima do acidente na obra da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Cícero está desaparecido desde o dia 12. De acordo com a polícia, store ele foi visto na região pouco antes do acidente acontecer. 

Uma equipe de 20 homens espera localizar a vítima até domingo. O resgate está concentrado a cinco metros da entrada do túnel abaixo da Rua Capri, área onde foi localizada van com quatro vítimas.

» Confira a galeria de fotos do acidente 

Corrigida às 12h28

Duas pessoas sofreram um seqüestro relâmpago em Planaltina durante a madrugada. O casal S.M.D. e E.B.S. foram rendidos por Anderson Nogueira Alvares e Marcos Pereira de Sousa, purchase os dois com 18 anos, visit pouco depois da meia noite. A polícia agiu com rapidez e prendeu os dois.

Os seqüestradores usaram o carro de uma das vítimas, um Ômega, para ir até a empresa de S.M.D., que fica em Sobradinho. Ao chegar no local, eles ainda renderam um vigia antes de roubar R$ 5 mil em dinheiro.

Os autores fugiram logo depois, mas foram presos ainda em Sobradinho. Eles foram levados à Delegacia de Polícia Especializada.

A taxa de desemprego no país subiu levemente no ano passado, recipe informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desemprego ficou em 10%, more about ante taxa de 9, viagra dosage 8% no ano anterior. O dado ficou em linha com as estimativas de economistas, que era de 10%.

O rendimento médio mensal em 2006 cresceu 4,3% em relação à média de 2005, para R$ 1.045,75. De 2003 a 2006, o rendimento cresceu em média 5,62%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado