Menu
Brasília

Depois de passar por São Paulo, Tocha chega ao estado do Rio de Janeiro

Arquivo Geral

09/07/2007 0h00

Depois de passar pela cidade de São Paulo neste domingo, a Tocha dos Jogos Pan-americanos chegou na manhã desta segunda-feira ao estado do Rio de Janeiro, que abriga a principal competição esportiva das Américas.

A comitiva chegou nesta manhã ao quilombo Campinho da Independência, localizado no sul do estado e foi recebida na comunidade com demonstrações de jongo e capoeira e com um café da manhã típico, com cuscuz, paçoca, pé-de-moleque e grande variedade de doces e bolos.

Embaixador da Tocha na cidade, o ex-corredor e medalhista olímpico Robson Caetano entregou a lanterna com a Chama a Seu Valentim, de 82 anos, bisneto de escravos, o mais velho morador de Campinho da Independência.

A primeira condutora do artefato no Estado, porém, foi a Mãe Ritinha, mãe de santo que tem um terreiro tradicional no local. “Participar deste evento foi para mim uma felicidade muito grande. Que esta chama leve muita paz para todo o mundo”, destacou.

Em seguida, a chama foi levada de barco para Paraty, cidade histórica fluminense. A tocha passou pelos principais pontos turísticos da cidade, conhecida por suas ruas estreitas e construídas com paralelepípedos. Ainda durante a tarde, o fogo percorreu as ruas de Angra dos Reis.

Nesta terça-feira, a tocha passa por mais três cidades fluminenses: Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Petrópolis. O Revezamento termina na sexta-feira, quando a chama chega à cidade do Rio para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado