Menu
Brasília

Defensoria Pública do DF registra crescimento de mais de 20% nos atendimentos entre abril e maio

Aumento foi impulsionado pelas ações estratégicas para o Maio Verde, mês especial que comemora o Dia da Defensoria

Redação Jornal de Brasília

27/06/2023 10h28

Foto: DPDF

O número de atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) cresceu mais de 20% entre abril e maio deste ano. Foram quase 65 mil cidadãos assistidos pela instituição, nas modalidades presencial e virtual, ao longo do último mês, superando, assim, os 53 mil atendimentos prestados pela instituição em abril.

O aumento significativo de atendimentos é resultado, principalmente, das ações estratégicas promovidas durante o Maio Verde, mês que celebra o Dia Nacional das Defensorias Públicas, comemorado anualmente em 19 de maio. Além do número de atendimentos, a quantidade de processos recebidos pelos núcleos da Defensoria Pública do DF em maio também aumentou: o índice superou em mais de 30% o registrado em abril.

Em comparação com os dados do mesmo período do ano passado, o mês de maio teve um aumento de 2,21% no número de atendimentos prestados em 2023. Foram 63.928 assistências em 2022, comparadas com as 65.346 deste ano.

Para o Defensor Público-Geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, o Maio Verde é um período para celebrar todas as conquistas alcançadas nos últimos anos, mas, principalmente, para fortalecer a instituição e expandir os serviços à população. “Comemoramos o Maio Verde fazendo o que mais gostamos: trazendo atendimentos de qualidade aos nossos assistidos. Nossa meta é ampliar cada vez mais nossos atendimentos para levar dignidade, bem-estar, acesso à justiça e inclusão social à população do DF”, destacou.

Maio Verde

O Mês da Defensoria contou com diversos eventos e ações em prol da população do Distrito Federal. A iniciativa que abriu as celebrações do Maio Verde foi o Dia da Mulher, ação que ofertou atendimento prioritariamente a mães de crianças sem registro de paternidade e que teve sua primeira edição em 2 de maio.

Além disso, a Defensoria Pública do DF promoveu diversas ações itinerantes, em regiões administrativas como Riacho Fundo, Guará, Sobradinho, São Sebastião e Santa Maria, entre outras. Também foram realizados eventos em penitenciárias do DF, sempre com foco na garantia dos direitos fundamentais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em maio, a DPDF também recebeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que participou do 2º Encontro de Defensores, Servidores, Mestres e Doutores em Direito. O evento ocorreu no auditório da Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur).

Por fim, a Defensoria Pública foi homenageada pelo Senado Federal e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que realizaram sessões solenes para celebrar o Dia da Defensoria. A Câmara dos Deputados, por sua vez, lançou a Frente Parlamentar Mista de Apoio e Fortalecimento das Defensorias Públicas dos Estados e da União em maio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado