A quarta edição do Dia do Cidadão marcou o encerramento da ação no ano de 2024. O evento da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) teve como novidade os serviços da Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras), do Na Hora, o apoio de pastas como a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF). O projeto tem o intuito de atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social e foi realizado na última quinta-feira (19) na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. A primeira edição de 2025 está prevista para acontecer na segunda semana de janeiro.
O auxiliar de limpeza Paulo Mendes da Silva, 54 anos, morador do Riacho Fundo I, está há três meses sem trabalhar. Ele compareceu ao evento da Defensoria portando todos os documentos para fazer o cadastro e ver se consegue um serviço. “Espero encontrar o que estava procurando que é um trabalho para eu poder comprar as coisas necessárias para criar meu filho”.
Morador do Jardim Ingá em Taguatinga, Glebson Santos de Araújo, 42 anos, esteve presente na ação da DPDF porque perdeu os documentos recentemente. “Os atendentes da ação me deram muita atenção. Estou sem palavras pelo apoio que eu recebi de todos no evento”. Glebson tirou as dúvidas sobre a segunda via dos documentos que ele perdeu, como a identidade e o que ele precisava para conseguir pegar o cartão do banco.
Celso Murilo de Britto, chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, comentou que os documentos necessários para tirar a segunda via da identidade são: certidão de nascimento, casamento e óbito. “Tanto a certidão de nascimento e casamento, são documentos necessários para o cidadão exercer a cidadania”. destaca que somente em 2024 a ação teve quatro edições. “É uma ação que está se consolidando entre a população do Distrito Federal. O evento possibilita que os cidadãos resolvam diversas demandas em um só local, desde demandas judiciais a reconhecimento voluntário de paternidade e corte de cabelo e barba”, explicou.
O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, considera que a criação do Dia do Cidadão neste ano foi mais uma ação que beneficiou a população em situação de vulnerabilidade do DF. “É um reforço do nosso compromisso com a inclusão social e a promoção da cidadania. A prestação de atendimento gratuito é fundamental para que as pessoas vulneráveis possam resolver suas demandas e exercer seus direitos de forma plena”, defendeu.
Serviços disponíveis na quarta edição
Outras novidades da última edição de 2024 foram os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, CTPS Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também esteve presente através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Os atendidos também puderam receber orientação do trabalhador e apoio ao trabalhador desempregado, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF (SRTE-DF), além de serviços relacionados ao fornecimento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A Caixa Econômica Federal também participou da ação com atendimentos relativos aos serviços oferecidos pelo banco. A Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal também esteve no evento e realizou a distribuição de água potável.
A ação contou com a distribuição de 50 senhas para o atendimento da população, além do autocuidado com os serviços de barbearia para corte de cabelo e barba.