Quem pretende levar os ensinamentos da sala de aula para a comunidade deve ficar atento ao prazo de inscrição para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Universidade de Brasília. O Decanato de Extensão inscreve projetos até o dia 23 de abril. A iniciativa vai contemplar 280 estudantes com bolsas de R$ 300 mensais até o fim do ano. Os interessados devem procurar os coordenadores de extensão, advice que este ano serão os responsáveis por selecionar bolsistas.
Jeane Cristina Rotta, health diretora Técnica de Extensão afirma que, com a mudança, os coordenadores poderão escolher alunos que tenham o perfil de cada projeto. A listagem de professores responsáveis e o edital do programa estão disponíveis no site http://www.unb.br/administracao/diretorias/dte/index.htm
NOVAS VAGAS – Outra alteração foi a a carga horária de trabalho exigida dos alunos, que diminuiu de 20 para 15 horas semanais. Com isso, o número de bolsas aumentou de 200 para 280. O novo edital não exige que o estudante seja extensionista voluntário para concorrer ao benefício, ao contrário do que ocorria no ano passado. Além disso, eram lançados dois editais ao longo do ano. “Como o projeto é de ação contínua, entendemos a necessidade de desenvolvê-lo durante o ano todo”, explica Jeane.
Parte das bolsas disponíveis serão reservadas para projetos desenvolvidos nas cidades de Planaltina, Ceilândia, Gama, Brazlândia e São Sebastião, onde a UnB tem campi ou núcleos de extensão estabelecidos. A intenção é evitar que os projetos se concentrem no Plano Piloto e estimular a integração social.
FORMAÇÃO COMPLETA – O conhecimento universitário é baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão, cabendo às universidades produzir e transmitir conhecimento. Os projetos de extensão são o elo fundamental entre a academia e a sociedade.
Jeane Rotta, que também coordena o projeto Ensino de Ciências e o desafio da aproximação universidade-escola, desenvolve material didático para aulas da disciplina em colégios de ensino fundamental e médio. “Os alunos criam uma noção interdisciplinar do que é Ciências. Eles passam a enxergar a disciplina no dia-a-dia, como na observação da lua e das estrelas ou mesmo em casa fervendo água”, conta a professora.
O aluno do 3º semestre de Medicina Marcus Vinícius de Oliveira, 19 anos, foi extencionista voluntário em 2008 no projeto Doce Desafio. Este ano, ele vai concorrer à bolsa do PIBEX com o projeto Acompanhando crianças de alto risco no HUB, para ajudar a maternidade do Hospital Universitário. “É uma ótima oportunidade de entrar em contato com a sociedade e aplicar o conhecimento”, diz.