Menu
Brasília

Dança para celebrar a vitória no Vestibular da UnB

Arquivo Geral

05/03/2013 9h18

Júlia Carneiro

juliacarneiro@jornaldebrasilia.com.br

 

Uma explosão de alegria tomou conta do campus da Universidade de Brasília (UnB) logo após a divulgação do resultado do 1º Vestibular de 2013. Muito choro e muito riso se misturaram no recorrente ritual que costuma celebrar a passagem para o nível universitário. Houve até quem comemorou em grupo, ensaiando a dança da vitória.

 

Ao todo, 24.977 alunos se inscreveram para concorrer a um total de 2.092 vagas em 96 cursos dos quatro campus da Universidade. Deste total, 59,5 % se inscreveram pelo Sistema Universal (14.858), 27 % pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas (6.774), 12% pelo Sistema de Cota para Negros (3.009). Somente 336 estudantes se candidataram como treineiros, ou seja, sem direito a vagas. 

 

Como é de costume, os veteranos de todos os cursos foram recepcionar os futuros colegas com o famoso trote sujo com direito a tinta, ovada e chuva de farinha. 

 

Primeiro lugar

Em meio a uma multidão de calouros comemorando a conquista, estava a primeira colocada do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Rafaella Litvin, de 16 anos. Rafaella passou para Medicina, o curso com maior demanda, registrando o equivalente a 121,09 candidatos por vaga. Apesar da pouca idade, ela havia feito o vestibular como treineira três vezes e também passou para o mesmo curso pelo PAS.

 

“Eu sempre quis Medicina. Os meus pais são médicos, e acho que já sei o que esperar do curso e da profissão. Minha família toda está muito feliz e orgulhosa da minha colocação. Eu estou sem palavras. Estudei muito, mas nunca imaginava que passaria, muito menos em primeiro lugar”, contou Rafaella, que já está matriculada no curso e pronta para seguir os passos dos pais.

 

O primeiro colocado do Campus de Ceilândia, Tiago Medeiros de Mendonça também quer Medicina, mas passou para Enfermagem. “Estou surpreso. Pensei que não ia passar porque nem me formei no colégio ainda. Agora, estou mais confiante, e vou tentar Medicina no PAS e no próximo vestibular”, admitiu Tiago. 

 

A emoção e o alívio eram sentimentos presentes no Teatro de Arena da UnB. Tainã Marques, de 18 anos, passou para Comunicação Organizacional e vivenciou, em suas palavras, a melhor sensação do mundo:“Depois de prestar quatro vestibulares, e passar, não tenho nem palavras. Vi a lista em casa e vim correndo para a UnB comemorar com a minha tia”, contou Tainã.

 

Logo atrás de Medicina, o curso de Engenharia Civil é a segunda opção mais procurada no Sistema Universal, com 42,92 candidatos por vaga. Na sequência vem o Direito diurno (42,50), Relações Internacionais (34,81), e Odontologia (32). Todos estes oferecidos no campus Darcy Ribeiro. Nos outros campi, as demandas são: Fisioterapia, com 11,20 candidatos por vaga em Ceilândia; Engenharia, com 5,00 candidatos por vaga no Gama; e Gestão Ambiental com 3,5 candidatos em Planaltina. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado