Terminou na manhã desta quarta-feira o mistério sobre a participação da gaúcha Daiane dos Santos nos Jogos Pan-americanos do Rio. Após o treinamento do primeiro período, o técnico Oleg Ostapenko e a ginasta asseguraram a presença da atleta no torneio de ginástica artística, que começa dia 14.
Segundo o treinador ucraniano, Daiane vai competir no solo e no salto. “A dúvida é se ela vai participar também nas paralelas assimétricas”, diz. As dúvidas quanto a participação de Daiane surgiram na última sexta-feira. Durante um dos treinamentos da equipe, ela sofreu uma torção no tornozelo direito.
Depois do atendimento imediato, ela foi poupada na apresentação de Gala da modalidade, sábado, na inauguração da Arena Olímpica do Rio. Desde então, ela manteve a rotina de treinos, mas sem repetir os elementos mais acrobáticos de sua série de solo.
Daiane é uma das principais esperanças de medalha na equipe brasileira de ginástica. Em sua terceira participação pan-americana, ela tenta um resultado pessoal que não obteve no individual da última edição. Em Santo Domingo-2003, a gaúcha voltou para casa apenas com o bronze por equipes. Daniele Hypólito foi a única medalhista individual com duas pratas (paralelas e trave de equilíbrio) e um bronze (individual geral).
Mas Daiane também já ocupou o pódio pan-americano. Nos Jogos de Winnipeg-99, ela foi vice-campeã no salto e bronze no solo e por equipe, sendo a única medalhista individual da equipe.