A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) concluiu, nesta sexta-feira (27), a sétima edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública (Cisp) 2025, promovido por meio da Subsecretaria de Inteligência (SI). Realizada na Escola de Governo do DF (Egov), a capacitação reuniu 35 servidores de 26 instituições distritais e federais, com foco na integração entre órgãos e no fortalecimento da atuação em rede.
O curso teve carga horária de 180 horas, distribuídas em oito módulos, e abordou temas essenciais da atividade de inteligência, como produção de conhecimento, análise estratégica, legislação aplicada e gestão de informações sensíveis. O conteúdo foi desenvolvido em consonância com a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (Dnisp) e os princípios do programa Segurança Integral.
“O Cisp é um exemplo concreto de como investir em inteligência é investir na eficiência da segurança pública”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “A integração entre instituições e a formação continuada dos nossos profissionais são fundamentais para garantir respostas mais rápidas, qualificadas e eficazes às demandas da sociedade.”
A capacitação foi ministrada por especialistas do setor público e da academia, utilizando metodologia ativa com base em situações reais enfrentadas na rotina operacional da inteligência. “Preparamos, mais uma vez, um curso voltado para atuação em rede”, explicou o subsecretário de Inteligência da SSP-DF, Marcelo Portela. “A informação circula de forma cada vez mais ágil, e o uso da tecnologia e da inteligência artificial tem acelerado ainda mais esse processo.”
Entre os participantes estavam representantes da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Detran-DF, Casa Militar, DER-DF, Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Supremo Tribunal Federal (STF), Senado Federal, além de secretarias distritais como Seape, Sejus, Seec e DF Legal. Também houve presença de servidores da Controladoria-Geral do DF e de órgãos de segurança dos estados de Goiás e Tocantins.
Para o delegado Rodrigo Carbone, da PCDF, a formação ampliou o entendimento sobre o funcionamento de diferentes instituições. “Tivemos a oportunidade de integrar esforços com um propósito comum: promover uma segurança pública de qualidade. Saímos com uma rede de contatos valiosa que fortalece nosso trabalho diário no combate à criminalidade.”
O curso também foi elogiado pelo assessor de Gabinete da SSP-DF, Breno Fortes, que ressaltou o alinhamento entre teoria e prática. “A formação fortalece os vínculos de confiança entre as agências e promove uma compreensão mais profunda sobre como aplicar os conhecimentos no cotidiano operacional.”
A auditora fiscal da Receita do DF, Thainari Teldred Escalco, destacou os benefícios da troca de experiências entre as instituições. “Participar do Cisp foi extremamente enriquecedor. O conteúdo técnico, somado à construção de uma rede de contatos, favorece a criação de parcerias estratégicas e ações conjuntas para os próximos anos.”
Com o encerramento da sétima edição, a SSP-DF reforça o compromisso com a capacitação continuada e a integração institucional, pilares fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos da segurança pública.
Com informações da Secretaria de Segurança Pública