Nove produtores familiares da Chapadinha, em Brazlândia, participaram do Curso de Derivados do Leite, realizado pela Unidade Local da EMATER em Alexandre de Gusmão, nos dias 23 e 24 de março deste ano. O curso ensinou os produtores a preparar diferentes tipos de queijo, que podem ser usados para consumo e como mais uma alternativa de renda para família.
A ideia de fazer o curso partiu de um problema com a fabricação artesanal de queijos do produtor Humberto Martins Leite. Ele aumentou sua produção de leite e passou a fazer queijo para fornecer a restaurantes, porém o queijo não apresentava boa aparência depois de alguns dias. Humberto procurou a ajuda da EMATER, que sugeriu dar o curso de derivados de leite para a comunidade.
Os participantes do curso foram orientados sobre boas práticas de fabricação e higiene, desde a ordenha das vacas. Também foram dadas orientações quanto a higiene mínima do espaço para ordenha, além do manuseio e do armazenamento do leite.
Durante o curso, os produtores familiares fizeram três tipos de queijo: o frescal ou mineiro, o defumado e o queijo de trança. Fizeram ainda a ricota, que é fabricada a partir do soro do queijo, e aprenderam a fazer o queijo mussarela.
Todos os convidados para participar do curso têm produção de leite, mesmo que apenas para consumo da família. O curso foi ministrado em duas manhãs, com duração total de oito horas e com direito a certificado para os produtores.