As donas da medalha de ouro do vôlei feminino nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro serão decididas em um dos mais disputados jogos do mundo na modalidade. Nesta quarta-feira, depois de as brasileiras confirmarem sua presença na final do Pan, foi a vez de Cuba vencer seu compromisso pelas semifinais e avançar à decisão.
Jogando contra a surpreendente equipe do Peru, que eliminou a República Dominicana na primeira fase, as atuais detentoras da medalha de prata (perderam a final em Santo Domingo para as dominicanas) não tiveram dificuldades para vencer por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/23 e 25/22, voltando a decidir o título continental do vôlei feminino.
As cubanas abriram a partida dispostas a espantar a possibilidade de uma zebra, e não deram muitas chances para a equipe de Ênio Figueiredo no primeiro set. Com autoridade e uma vantagem construída desde o começo, Cuba venceu o primeiro set com placar amplo de 25/14.
Mas as peruanas resolveram dar um susto nas caribenhas no segundo set e abriram o placar com um 5/1. Porém, antes de qualquer abalo, as comandadas de António Perdomo conseguiram empatar em 6/6, equilibrando novamente a parcial.
Cuba só conseguiu se impor após o 11/11, quando a surpreendente seleção sul-americana permitiu uma vantagem adversária de quatro pontos. As peruanas ainda buscaram a virada com os bons saques de Uribe, mas não conseguiram evitar nova derrota no segundo set.
O gás do Peru parecia ter acabado na volta para a terceira parcial, quando a equipe da América Central não precisou de muito esforço para abrir 10/5. Mesmo assim, a equipe ainda conseguiu reagir e buscar a diferença, empatando o jogo em 17/17. Mais embalada, a seleção cubana até tomou a virada, mas reagiu a tempo e fechou o jogo.
Com a derrota, as peruanas disputam a medalha de bronze do torneio nesta quinta-feira, a partir das 13h, contra a República Dominicana. Duas horas mais tarde, é a vez de Brasil e Cuba disputarem a hegemonia do continente pelos próximos quatro anos.
![]() |
