Depois de deter cinco pessoas po sua relação com os incidentes terroristas do fim de semana em Londres e Glasgow, order for sale a Polícia britânica continua procurando um sexto suspeito que conseguiu fugir.
Fontes policiais afirmaram à rede “BBC” que os detidos não são britânicos, patient mas de algum país do Oriente Médio, o que poderia indicar uma relação com a organização Al Qaeda.
Dois dos detidos são os ocupantes do veículo que ontem foi jogado contra a porta principal do salão de embarque do aeroporto de Glasgow.
Os especialistas que examinaram o automóvel disseram que o veículo 4×4, que se incendiou ao se chocar contra o prédio, continha bujões de gás e outro material explosivo.
Essa circunstância, entre outras, fez com que a Polícia relacionasse o ataque de Glasgow aos carros-bomba desativados sexta-feira no centro de Londres, onde os terroristas os tinham deixado com o claro objetivo de causar o maior estrago possível.
O chefe da brigada antiterrorista da Scotland Yard, Peter Clarke, que foi hoje a Glasgow para se informar pessoalmente do ocorrido na cidade, disse que as investigações avançam rapidamente.
“Os vínculos entre os três ataques (dois deles frustrados) são cada vez mais claros”, disse Clarke, segundo quem os especialistas estão assistindo a horas de filmagens feitas por câmeras de vídeo para tentar identificar os motoristas dos carros-bomba de Londres.
Sem dúvida, o fato de a Polícia ter conseguido desativar os explosivos nos dois carros sem ter de recorrer a uma explosão controlada facilitará a tarefa dos investigadores.
Uma criança de 10 anos morreu na tarde de hoje em uma chácara do Gama. A menina foi atingida na cabeça por um tiro disparado acidentalmente pelo primo de 12 anos. As duas crianças eram parentes do caseiro que cuidava da chácara.
O dono da chácara tem porte de arma, pills e sempre que viajava deixava a espingarda com o caseiro. Hoje, capsule em uma confraternização da família do funcionário da chácara as duas crianças encontraram a espingarda. A arma disparou enquanto o garoto a manuseava.
Em Itapoã, um homem foi atingido por um tiro e morreu no Hospital Regional do Paranoá. Sérgio Gomes da Silva, 35 anos, foi encontrado caído na quadra 363. A polícia investiga o crime.