É na comunidade de Santa Luzia, na Estrutural, a 20 quilômetros do centro de Brasília, que funciona a creche Semeando Esperança. A instituição atende 30 crianças em um espaço simples, com pátio de terra batida e muros improvisados de placas de lata, enquanto enfrenta dificuldades para se manter em atividade.
A fundadora, Raquel Cristina Campos, começou o trabalho após realizar ações sociais em uma igreja da comunidade e perceber a falta de rede de apoio para os pais e responsáveis, em sua maioria catadores de recicláveis. “Quando eu me dei conta, minha casa estava cheia de crianças em situação de vulnerabilidade”, lembra.
Atendimento
O presidente da instituição, Paulo Lafayete, é um dos responsáveis por manter o local vivo. Deficiente visual, é formado em comunicação social e luta para dar às crianças da comunidade uma estrutura que ainda não conseguiu para o próprio projeto.
Ele conta que, além das reformas, gostaria de expandir o espaço para que a creche, que hoje atende cerca de 30 crianças, possa acolher mais de 70. “A gente tem inúmeras ideias, mas falta o principal, que é recurso financeiro”, avalia.
Sem asfaltamento
A estrada não asfaltada se torna um obstáculo em dias de chuva, transformando a entrada da creche num caminho de lama. De acordo com Paulo, a água, que chega três vezes por semana em um caminhão-pipa, quase nunca é suficiente.
A equipe, composta por apenas três colaboradoras, mantém as atividades pedagógicas e organiza eventos que fortalecem o vínculo com a comunidade, como a Festa Junina e o Desfile da Primavera, dedicado à autoestima das crianças.
“Estamos de portas abertas”, afirma Paulo, ao destacar a importância de voluntários para complementar as atividades com dança, música ou outras oficinas.
Apesar das dificuldades, a Semeando Esperança faz jus ao nome. Todos os dias, a equipe mostra que, mesmo diante da falta de recursos, é possível oferecer cuidado e aprendizado às crianças da comunidade. O desejo é que, no futuro, a estrutura da creche seja tão firme quanto o compromisso de quem a mantém de pé.
Como ajudar
A Creche Semeando Esperança está aberta para doações como itens de higiene, materiais escolares, brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
Pix (CNPJ): 26.578.826/0001-26
Endereço: SCIA Q 9, Conjunto 1, Brasília – DF, CEP 70297-400
Telefone: (61) 98578-3241
Instagram: @semeandoesperancaestrutural