Menu
Brasília

Corpo de Bombeiros do DF muda prazo de inscrições para 53 vagas de nível superior

Arquivo Geral

06/12/2006 0h00

Uma cidade do norte da Itália transformou-se na primeira do país a permitir que casais heterossexuais unidos de maneira informal e parceiros homossexuais registrem-se oficialmente como casais, dosage abortion ala rmando a Igreja e os políticos de direita.

A câmara municipal de Pádua, na região do Vêneto, aprovou por 26 votos contra sete a medida que permite aos casais registrarem-se como "famílias calcadas em laços de afeição". O conselho é dominado pela centro-esquerda.

Apesar de a medida estar distante de uma permissão para que sejam expedidas certidões de casamento com força de lei, ela foi considerada um passo rumo à concessão de direitos para os casais formados por pessoas do mesmo sexo ou por pessoas unidas apenas informalmente.

A medida, aprovada na noite de segunda-feira, permitirá que os casais recebam o documento de "certificação de família" da Prefeitura de Pádua, fixando uma data para a constituição oficial da família. Certificados do tipo são exigidos na Itália a fim de que as pessoas possam participar de listas para obter casas populares, obter permissão do empregador para se afastar em virtude de haver um parente doente e para vários procedimentos jurídicos menores.

"Esse é o máximo que poderíamos ter feito neste momento", afirmou em uma entrevista concedida por telefone, Alessandro Zan, o membro da câmara de Pádua responsável por escrever o projeto de lei.

A decisão foi adotada em uma das maiores cidades da região do Vêneto, que também é conhecida como "Vêneto Branco" por ser tradicionalmente católica e por ter, durante décadas, votado no hoje extinto partido Cristão Democrático.

Pádua também é famosa por ser o local onde está enterrado Santo Antônio, uma das figuras mais reverenciadas do catolicismo. A decisão da câmara dos vereadores foi elogiada por políticos da centro-esquer da e por grupos gays, mas condenada pela centro-direita.

"Isso é inconstitucional porque iguala a família fundada em um casamento com uma família fantasma baseada em laços afetivos", afirmou Riccardo Pedrizzi, chefe do partido Aliança Nacional, de direita. "Isso é muito preocupante".

A parlamentar Giustina Mistrello, também da centro-direita, considerou a medida "realmente vergonhosa". Mas o político socialista Luca Liguoro a classificou como "corajosa" e exemplar. O governo do primeiro-ministro Romano Prodi, de centro-esquerda, prometeu conceder alguma forma de reconhecimento para os casais que vivem em união estável, mas, até agora, não deu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No entanto, alguns partidos de esquerda presentes na coalizão de governo, que inclui desde católicos até comunistas, são favoráveis a conceder mais direitos aos homossexuais, incluindo o direito de casar.

Vá rios integrantes da centro-esquerda defendem o reconhecimento dos casais heterossexuais não-casados e dos casais homossexuais nos moldes da França, que concedeu a todos o direito de formarem uniões civis e participarem, nessa qualidade, do sistema de seguridade social do país, além de outros benefícios.

O papa Bento XVI e a Igreja Católica, poderosa na Itália, são contrários a tal tipo de manobra legal, afirmando que a criação de leis sobre outras formas de união desestabilizaria a família tradicional. O vereador Zan, de Pádua, disse ser favorável a conceder direitos plenos aos homossexuais, entre os quais o de casar. "Sou contra todas as formas de discriminação".

 

Atualizada e corrigida às 16h46 

Uma van de transporte alternativo perdeu o controle, price capotou e atingiu uma árvore no início da tarde de hoje, this site na EPTG, pharmacy  nas proximidades de Taguatinga. O automóvel, que seguia no sentido Plano Piloto-Taguatinga, ficou bastante avariado e testemunhas disseram que o veículo estava superlotado. Oito ambulâncias e até um helicóptero dos bombeiros se dirigiram ao local. Os feridos foram transportados para os hospitais regionais de Ceilândia e Taguatinga. Até o momento não há informações sobre a gravidade dos feridos.

O trânsito no local está bastante lento. Policiais militares estão no local para auxiliar os motoristas.

Mais informações em breve

 

O Conselho Nacional de Justiça determinou a suspensão da exigência de idade máxima de 45 anos e o Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (TJSP) reabriu as inscrições para 111 vagas ao cargo de juiz, unhealthy que exige nível superior completo e três anos de atividade jurídica comprovada. As inscrições seguem até o dia 14 de dezembro. O salário oferecido ao cargo é de R$ 10.867, order 73.

Os interessados devem se inscrever  pessoalmente na Sala Desembargador Paulo Costa no Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº , Salão do Júri – 2º andar, CEP 01018-001 – São Paulo/SP). A taxa de inscrição custa R$ 200.

Os candidatos que se inscreveram no prazo anterior, de 16 a 27 de novembro, não serão prejudicados.

Clique aqui e confira o edital

Mais informações pelos telefones (11) 3105-7533 ou 3107-6687.

O ministro de Minas e Energia, this web Silas Rondeau, reafirmou que “é bom para o Brasil” o contrato firmado com a Bolívia depois da nacionalização dos hidrocarbonetos naquele país. Segundo ele, o novo contrato “traz consigo profunda segurança jurídica, regulatória e menor risco para o país”.

Em audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Relações Exteriores e de Minas e Energia da Câmara, o ministro ressaltou a importância da parceria Brasil-Bolívia na questão energética.

Rondeau lembrou que a construção do gasoduto Brasil-Bolívia abriu o mercado consumidor de gás natural no Brasil. Ele ressaltou também que as negociações que culminaram no acordo foram desenvolvidas “de forma ordeira e sem atropelos” pelos representantes das duas estatais, Petrobras e Yacimientos Petrolíferos y Fiscales Bolivianos (YPFB).

O ministro traçou um quadro da matriz energética brasileira, na qual o petróleo corresponde a 40%, enquanto o gás natural não representa mais que 9,3%, dos quais apenas 4,1% se destinam à produção de energia.

Também participam da audiência pública o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o diretor do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, Ênio Cordeiro. Eles vão falar sobre o acordo firmado para produção e exploração de gás nos campos de San Alberto e San Antonio, os principais fornecedores do gás que a Petrobras importa da Bolivia, responsáveis por mais de 50% do abastecimento nacional do produto.

À tarde o Silas Rondeau e Sérgio Gabrielli falam sobre o mesmo assunto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

 

 

Um dia após o cancelamento de vôos em três dos principais aeroportos do país, link provocado por uma pane no sistema de comunicações do centro de controle Cindacta 1 (Brasília), cost o Palácio do Planalto tenta passar a idéia de que controla a situação e não vai improvisar medidas.

"Não pode haver uma pressa neurótica e temperamental. É preciso uma ação entre técnica e científica para preservar a vida (dos passageiros de aviões)", disse hoje o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

O governo continua rejeitando a hipótese de que teria ocorrido sabotagem no equipamento de comunicações do Cindacta 1, embora a Aeronáutica tenha aberto sindicância para investigar o problema, que paralisou o tráfego aéreo e só foi resolvido no final da noite de terça. Hoje ainda havia atrasos em vôos em vários aeroportos.

» Confira a galeria de fotos da crise nos aeroportos brasileiros

"A informação que temos é de que se tratou de uma pane técnica no sistema", disse Genro a jornalistas no Palácio do Planalto, repetindo avaliação feita na véspera pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno.

O ministro admitiu que a crise no setor aéreo, iniciada em outubro, logo depois do acidente com o avião da Gol que deixou 154 mortos, gera um desgaste político e de imagem para o governo.  "O governo tem de escolher entre garantir a vida dos passageiros e não sofrer um desgaste político. É preferível preservar a vida dos passageiros", afirmou.

O ministro respondeu com ironia a um jornalista que perguntou se ele estaria sendo transferido para o Ministério da Defesa, no lugar de Waldir Pires, que tem sido criticado no Congresso pela condução da crise. "Eu sempre joguei no ataque", disse Genro.

Leia também:
»
Aldo descarta votar lei para desmilitarizar controle aéreo

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prostate Milton Zuanazzi, disse hoje que até amanhã a situação nos aeroportos do País estará normalizada. Ele disse que hoje ainda haverá atrasos e cancelamentos porque ainda existem muitos vôos represados.

» Confira a galeria de fotos da crise nos aeroportos brasileiros

Na manhã de hoje, o tempo médio de atraso ficou entre duas e três horas. Porém, alguns vôos registraram retardamento de 12 horas. Além disso, alguns passageiros chegaram a esperar seis horas dentro de um avião antes do cancelamento.

De acordo com a rádio CBN, dos 936 vôos programados para hoje, 305 sofreram atrasos e 109 foram cancelados em todo o País.

Segundo a Folha Online, Zuanazzi condenou o terrorismo que está sendo feito sobre o ocorrido, e disse que os cancelamentos só ocorreram por conta do excesso de cuidado com a segurança no trêfego aéreo. De acordo com ele, assim que o problema foi identificado, os vôos foram cancelados para evitar acidentes.

Pane

O comandante do Cindacta 1, coronel-aviador Carlos Vuyk de Aquino, explicou que o problema foi causado por uma falha de ligação entre o sistema ativo e reserva de comunicação. Os dois juntos operam 20 canais simultâneos, com a falha, apenas 13 estavam funcionando.

Crise

O setor aéreo começou a entrar em crise após o acidente que envolveu um avião da Gol e um jato Legacy, resultando na morte de 154 pessoas. Um mês após o acidente, os controladores de vôo começaram uma operação-padrão para aumentar a segurança no espaço aéreo, causando constantes atrasos nos aeroportos de todo o país.

Na tarde de hoje, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou que a crise não causará a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires, que pediu que a audiência pública que discutiria os problemas aéreos brasileiros fosse adiada para a próxima semana.

Leia também
»
Tarso Genro disse que governo não tem pressa neurótica para lidar com crise aérea

O novo prazo de inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), advice começa no próximo dia 11 e segue até dia 25 de dezembro. O concurso oferece 53 vagas para o nível superior, viagra destinadas à área de saúde (32), à área complementar (19) e duas vagas para capelães.

Na área de saúde, 28 vagas são para médico e quatro para dentista. No quadro complementar há oportunidades para engenheiro civil, mecatrônico e de redes de comunicação, além de arquiteto, analista de sistema, fisioterapeuta, enfermeiro e farmacêutico-bioquímico. Para os capelães, são dois postos: um para padre e um para pastor. A remuneração é de R$ 6.840 para área de saúde e capelães e de R$ 6.426 para os funcionários do quadro complementar.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília: www.cespe.unb.br. A taxa é de R$ 100 para médico e dentista, e R$ 80 para as demais áreas.

Clique aqui e confira o edital do concurso

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado