O Distrito Federal amanheceu encoberto por uma densa camada de fumaça neste domingo, fruto da chegada de fuligem proveniente de incêndios ocorridos em outras partes do país. Combinada com a seca que já afeta a região, essa concentração de partículas na atmosfera pode representar riscos à saúde, levando o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) a emitir importantes orientações à população.
O CBMDF recomenda que os moradores evitem a prática de atividades físicas ao ar livre enquanto a umidade relativa do ar permanecer baixa e a qualidade do ar comprometida. A corporação também enfatiza a importância de manter a hidratação constante ao longo do dia como uma medida preventiva.
Para aliviar o desconforto causado pelo clima seco, uma das dicas é umedecer o ambiente doméstico, utilizando toalhas molhadas para aumentar a umidade interna.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) do CBMDF, a fumaça que cobriu o céu do DF é resultado de queimadas em outros estados, que foram trazidas para a região central do país pelos ventos.
Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros registrou 93 ocorrências de incêndios florestais no Distrito Federal, todas as quais foram controladas com sucesso.