Larissa Galli e Vítor Mendonça
redacao@grupojbr.com
Na noite de ontem, o número de casos confirmados de pessoa infectadas pelo coronavírus no Distrito Federal aumentou para 131, segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, antes do fechamento desta edição.
O número de pessoas internadas em decorrência das complicações do vírus chegou a oito. Os outros 123 pacientes estão em isolamento domiciliar.
A Secretaria também informou que 3.628 casos são considerados suspeitos e estão em investigação. Outros 2.017 foram descartados. “Não há registros de transmissão comunitária”, garante a pasta.
A primeira paciente internada com coronavírus no Distrito Federal está em estado gravíssimo, em coma induzido e voltou a apresentar febre no início da noite de ontem. A mulher, de 52 anos, está internada em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e respira com a ajuda de aparelhos.
Risco controlado
O novo coronavírus e o isolamento social trouxe uma paisagem estranha à Brasília, sempre pulsante durante os finais de semana, com pessoas praticando exercícios nos parques, famílias convivendo no eixão, carros transitando pela cidade. As ruas agora são vazias — com um ou outro morador caminhando —, parques com alamedas bucólicas onde o silêncio das vozes humanas amplifica o canto dos pássaros e o bater das asas dos pombos.
O decreto nº 40.529, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal na última quarta-feira (18), estabelece que “Zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins” terão as portas fechadas nas próximas semanas.
Em tempos de restrições, a vontade de sair de casa para realizar alguma atividade física é tentadora para Rafael Dantas, 34, e Glayka Gomes, 28, barrados na entrada do parque central de Brasília. Na última semana foram orientados pelo trabalho a permanecerem em casa e realizar as obrigações em home office, a fim de evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus. “Nós temos o costume de fazer exercícios, estamos sentindo bastante falta de ir para a academia”, confessou Glayka.
O Eixão do Lazer foi a programação mais afetada ontem. Nas vias, circulavam carros e motos como nos dias úteis. Outros locais de lazer como o Parque Ecológico de Brasília – a Ermida Dom Bosco – também foram fechados.
Nas quadras residencias do centro de Brasília, parquinhos infantis e quadras poliesportivas permanecem abertos, mas a recomendação permece a mesma: que não haja interações entre vizinhos e atividades coletivas.