Menu
Brasília

Cooperativismo: interesse coletivo é o maior objetivo do Dia C

Arquivo Geral

06/06/2014 7h20

Grandes empresas trabalham de maneira individual, sem pensar naqueles que poderiam ser beneficiados com o lucro produzido. Para mudar este pensamento, o Sistema OCDF-Sescoop/DF lança a campanha Dia C – Dia de Cooperar. O objetivo é incentivar as cooperativas a pensar coletivamente, integrando atividades e ações voluntárias. 

Segundo o presidente do Sistema OCDF – Sescoop/DF, Roberto Marazi, “a cooperativa é um tipo societário diferente de qualquer outro. Enquanto uma empresa baseada no capital busca o lucro e ações para os poucos beneficiários, as cooperativas distribuem equitativamente inúmeras funções a fim de promover o ser humano”.

Em 2009, a Sescoop de Minas Gerais deu início à campanha de incentivo ao voluntariado, na intenção de criar um pensamento voluntário e de bem-estar social.  Após o sucesso da ação mineira, o projeto foi se expandindo e hoje participam 24 unidades federativas.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira, afirma que   cada cooperativa que se inscreve na campanha pensa como serão organizadas suas atividades e desenvolve o projeto ao longo do ano. A ideia é aumentar o numero de   participantes e expandir a ação para fora do Brasil.

No DF, uma das   participantes é a Cooplem idiomas. A presidente da cooperativa, e tambem vice-presidente do projeto, Márcia Behnke, afirma que já organizou diversas gincanas para incentivar as crianças.  “O Dia de Cooperar é uma oportunidade rara de as cooperativas colocarem em prática o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade”, afirma.

Mais informações estão  no site www.dfcooperativo.coop.br.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado