Menu
Brasília

Convênio entre Ministério da Justiça e universidades federais capacita agentes de segurança pública

Arquivo Geral

02/04/2007 0h00

Confira aqui as 190 vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador do DF no dia de hoje. O arquivo é uma planilha eletrônica e pode ser aberto em programas como o Microsoft Excel. Os interessados devem procurar a Agência mais próxima.

» Clique aqui para baixar o arquivo


 


Um convênio firmado pela Rede de Especialização em Segurança Pública (Renaesp), sale do Ministério da Justiça, click e 22 universidades federais deve  capacitar, illness até o final de ano,1,6 mil profissionais de segurança pública em todo o país.

Desde outubro de 2006, policiais civis e militares, guardas municipais e agentes do corpo de Bombeiros estão tendo aulas de ética, direitos humanos e sociologia, além de direito penal, administrativo e constitucional.

A idéia é mesclar o conhecimento prático desses profissionais com aqueles produzidos no ambiente acadêmico, de modo a  melhorar o processo de educação na área de segurança pública.

Segundo a coordenadora de comunicação da Renaesp, Juliana Campos, 40 vagas são oferecidas por curso nas universidades conveniadas, que são responsáveis pela elaboração do programa a ser ministrado.

A duração de cada curso varia de oito a dez meses, com a carga horária de 360 horas.  O ministério é responsável pelo repasse de R$ 140 mil a instituição de ensino.

O coordenador de pós-graduação em Segurança Pública da Universidade do Pará, Wilson José, afirma que já é possível perceber uma mudança de atitude nos agentes que fazem o curso. “Se não houver uma formação profissional mais ampla, torna-se perigoso fazer a segurança de uma sociedade que exige uma preparação maior de um agente”. 

Atualmente, 15 estados participam da Renaesp: Sergipe; Rio Grande do Sul; Piauí; Manaus; Minas Gerais; Mato Grosso; Rio de Janeiro; Pará; São Paulo; Ceará; Roraima; Pernambuco; Rio Grande do Norte; Bahia; e Espírito Santo, mais o Distrito Federal.

De acordo com Campos, um novo edital deve ser lançando em maio para aumentar a verba destinada à rede e o número de universidades conveniadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado