Sheila Oliveira
sheila.oliveira@jornaldebrasilia.com.br
Mesmo com o vencimento da primeira cota do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2011 para a maioria dos contribuintes, muitos ainda reclamam do valor do tributo. A administradora Renata Madeira, 28 anos, alega que o imposto pago neste ano sofreu aumento superior a 250%. “No ano passado paguei R$ 387 no IPTU de uma sala comercial de 42 metros quadrados, no Sudoeste. Este ano levei um susto ao receber o carnê com a cobrança de R$ 1.388, tem alguma coisa de errado”.
Ela conta que buscou atendimento pelo 156, do GDF. Mas foi informada de que precisava comparecer em um dos postos da Receita do DF para dar entrada no processo de revisão do valor do imóvel. “Não sei se vai adiantar alguma coisa, mas aqui estou. Acho um absurdo o que governo faz com a gente. Não podemos aceitar esse tipo de aumento”.
A doméstica Richeline Lúcia Silva, 32 anos, vive o mesmo tormento de Renata. “O IPTU da minha casa dobrou de valor. Em 2010 paguei R$ 170 agora sou obrigada a pagar R$ 450. Tive que recalcular todas as minhas contas porque não estava programada para esse aumento”.
Leia mais na edição desta terça-feira (10) do Jornal de Brasília