Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
Ainda existe o risco de algumas das principais vias do Distrito Federal ficarem sem fiscalização eletrônica dentro de 20 dias. Isso porque o contrato do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) com a empresa que administra os pardais nas vias sob jurisdição do órgão – as rodovias distritais (DFs) e estradas parque – vence no próximo dia 7. O órgão espera que o processo licitatório, suspenso por determinação judicial, seja liberado até lá. Caso contrário, ou os equipamentos serão desativados, ou um novo contrato emergencial será feito.
O cenário é visto com preocupação pela diretoria do órgão. “As duas alternativas são desconfortáveis para o DER-DF, para a Secretaria de Transportes e para o Governo do Distrito Federa (GDF)”, afirmou o superintendente de Trânsito do órgão, Murilo Santos. Segundo ele, a renovação de contrato de forma emergencial não é a solução ideal. “Embora tenha respaldo legal, é sempre desconfortável”. Já a hipótese de desligar os equipamentos é ainda mais preocupante. “Poderá gerar acréscimo de velocidade nas vias e, consequentemente, um aumento de acidentes fatais. Basta imaginar o Eixão sem nenhum equipamento de velocidade”.
Leia mais na edição desta quinta-feira (19) no Jornal de Brasília.