Na tarde desta sexta-feira (19), foi inaugurada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) a Praça Dr. Antônio Leitão Torres de Araújo, reformada pelo Grupo Sabin por meio do programa Adote uma Praça, do Governo do Distrito Federal. O espaço público recebeu o nome em homenagem a Antônio Leitão Torres de Araújo, farmacêutico-bioquímico e mestre em Gestão Ambiental, que contribuiu de forma significativa para a sustentabilidade e práticas ambientais da empresa entre 1999 e 2018.
Coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe-DF), o programa Adote uma Praça permite que empresas e instituições assumam a conservação, manutenção e melhoria de áreas públicas, promovendo qualidade de vida e espaços de convivência mais agradáveis para a população.
Antônio Leitão Torres de Araújo teve papel decisivo na consolidação de práticas ambientais no Grupo Sabin, incluindo a adesão ao Pacto Global da ONU, implementação da ISO 14001 e desenvolvimento de métodos de gestão de resíduos e efluentes. A denominação da praça simboliza um tributo à sua trajetória e ao legado de sustentabilidade, inspirando cidadãos e profissionais comprometidos com o bem-estar coletivo.
O administrador regional do SIA, Bruno Oliveira, destacou a importância da colaboração entre setor público e privado: “O setor público, às vezes, não tem braço para alcançar todos os lugares, é burocrático e difícil, e o privado consegue fazer com mais agilidade. Essa parceria mostra que o Sabin está olhando para dentro, cuidando dos colaboradores e da qualidade de vida deles, que são quem mais utilizará essa praça. Está embelezando e cuidando da cidade.”
Janete Vaz, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, reforçou o significado da iniciativa: “Esse ‘Adote’ é uma prova de como as parcerias são fundamentais para a valorização e preservação dos nossos espaços públicos. Que essa praça seja um lugar de reflexão no nosso dia a dia sobre a sustentabilidade ambiental e social”.
O secretário-executivo da Sepe-DF, Fabio Malatesta, destacou que a adoção não altera o caráter público da praça: “Mesmo quando uma praça é adotada por uma empresa, ela continua sendo pública e de uso livre da população. O programa organiza a manutenção e viabiliza melhorias, garantindo que o espaço esteja sempre disponível para a sociedade, mas com mais conforto e segurança”.
A entrega da Praça Dr. Antônio Leitão Torres de Araújo integra um conjunto de ações do GDF que reforçam a valorização de espaços públicos por meio de parcerias baseadas em confiança, responsabilidade e interesse coletivo.
Com informações da Secretaria de Projetos Especiais do Distrito Federal (Sepe-DF)