Ao abrir a 1ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, o Secretário Izalci Lucas disse que o evento é um marco, na medida em que Governo, comunidade acadêmica e iniciativa privada caminham para estabelecer as condições de efetividade da política para o setor. A conferência elaborará um documento a ser apresentado nas Conferências Regional, a ser realizada este mês, em Cuiabá, e Nacional, em maio, em Brasília.
DF tem situação diferente no Centro Oeste
Na sua fala, Izalci lembrou que nos últimos encontros regionais ficaram evidentes as diferenças de necessidades do Distrito Federal para os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“Esses Estados”, disse Izalci, “ainda lutam pela formação de pesquisadores, enquanto nós, aqui, já estamos numa fase em que já discutimos formas para a transferência de conhecimento”, disse o Secretário, acrescentando que este desnível entre as realidades ficou bem claro durante as últimas reuniões do Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa).
União dos três setores na política científica
No encontro, realizado na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), os temas da conferência foram agrupados em quatro grupos e após a discussão de cada um, houve a elaboração do documento final. Os temas abordados na conferência foram: sistema de ciência, tecnologia e inovação do DF; empreendendo e inovando na sociedade do DF; áreas estratégicas para pesquisa, desenvolvimento e novação no DF; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
“Em Brasília, tudo o que se relaciona com ciência e tecnologia está unindo os três setores: governo, comunidade acadêmica e iniciativa privada. E o melhor exemplo para confirmar esta união é o Parque Tecnológico Capital Digital, cujos muitos obstáculos estão sendo ultrapassados, graças à iniciativa e aos acordos desses três setores.
À abertura da conferência estiveram presentes também a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP), Maria Amélia Teles; o Secretário Geral da IV Conferência Nacional, Luiz Davidovich, e a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Brasília, Adelaide Figueiredo.