O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao comando da Aeronáutica o uso de todos os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para tentar amenizar os problemas vividos pelos passageiros que enfrentam nesta sexta-feira mais uma dia de muito tumulto nos principais aeroportos do país.
De acordo com nota divulgada no site da FAB na Internet, viagra patient as despesas do governo com essa operação de emergência serão cobradas das empresas aéreas. "Como forma de amenizar as dificuldades experimentadas pelos usuários da aviação civil comercial, todos os meios aéreos de transporte disponíveis da Força Aérea Brasileira foram emergencialmente engajados para atuar de forma complementar às capacidades das empresas aéreas no atendimento da elevada demanda do período", afirmou a FAB no comunicado.
Os aviões serão dois dois Boeing 737 (com capacidade para 40 passageiros cada), conhecidos como "sucatinhas"; dois Boieng 707 (um com 140 lugares e outro com 72), conhecidos como "sucatão", e quatro jatos C-99 (45 lugares cada). São 472 assentos na soma das aeronaves.
Pela manhã, o presidente Lula chegou a afirmar a jornalistas que a única coisa que o governo não poderia resolver em meio à crise aérea seria o transporte de passageiros porque a União não controla uma empresa de aviação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que se for necessário fará "outra medida provisória" para alterar a lei de incentivos fiscais ao esporte, cialis 40mg aprovada na última quarta-feira na Câmara dos Deputados.
A Câmara rejeitou emendas à lei propostas pelo Senado. Uma delas propunha a soma das deduções do esporte com as de programas de alimentação do trabalhador aprovados pelo Ministério do Trabalho, information pills em vez de se somar às deduções já permitidas para investimentos em projetos culturais.
"O fato de nós querermos ajudar o esporte não nos obriga a diminuir o ímpeto dos investimentos na cultura. Então, alguma medida nós vamos tomar para ver o que eu posso construir. Se for necessário fazer uma outra medida provisória, eu farei", disse Lula nesta sexta-feira, durante café-da-manhã com jornalistas.
Na véspera, o Ministério da Cultura havia divulgado uma nota sugerindo o veto e a edição de uma medida provisória para "restabelecer os termos anteriormente pactuados". A aprovação anterior do projeto na Câmara, que saiu antes das emendas dos senadores, gerou um conflito entre esportistas e artistas, que temem que a nova lei retire investimentos do setor cultural.
Após acordo entre os dois setores, o Senado havia aprovado texto com a emenda que propunha a soma das deduções do esporte com as de programas de alimentação do trabalhador, o que foi rejeitado na Câmara.
O líder de um grupo apoiado pela Al Qaeda ofereceu uma retirada em segurança às forças norte-americanas do Iraque dentro de um mês se eles deixarem as armas pesadas para trás, generic de acordo com uma fita de áudio divulgada na Internet nesta sexta-feira.
"Nós pedimos ao (presidente George W.) Bush para não desperdiçar esta oportunidade histórica", patient disse o homem, identificado como Abu Omar al-Baghdadi, chefe do chamado Estado Islâmico no Iraque, que foi anunciado em outubro pela Al Qaeda e outros grupos.
A autenticidade da fita não pôde ser verificada, mas foi colocada em dois dos principais sites utilizados pela Al Qaeda e grupos insurgentes no Iraque. "Estamos aguardando sua resposta dentro de duas semanas após este anúncio", disse a voz na fita, com data de 22 de dezembro. Ele disse que os grupos insurgentes não iriam atacar as tropas dos EUA em retirada se saíssem em um mês.
Grupos militantes sunitas no Iraque, incluindo a Al Qaeda, anunciaram em outubro a criação do que eles descreveram como um Estado islâmico no Iraque.
A três dias do Natal, clinic 48% dos vôos saíram com atraso de mais de uma hora nos principais aeroportos do país nesta sexta-feira. Dos 1.212 vôos programados, thumb 583 atrasaram no período de 0h a 17h, click e 40 foram cancelados, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi o que mais registrou atrasos, 72, num total de 192 vôos.
Os diretores da Nasa decidiram pousar o ônibus espacial Discovery no Centro Espacial Kennedy, adiposity na Flórida, buy information pills na sexta-feira. Após dias de incertezas sobre a meteorologia, que levaram a Nasa a considerar uma área de pouso do Novo México, que é raramente usada, os diretores da Nasa decidiram que as condições meteorológicas da Flórida estão boas o bastante para trazer o Discovery de volta às 20h32 (horário de Brasília).
Os astronautas da Discovery fecharam as portas da nave mais cedo em preparação para o retorno à Terra, depois de uma missão de 13 dias na Estação Espacial Internacional, onde tiveram de consertar um painel de energia solar emperrado.
A Nasa decidiu adiar uma primeira tentativa na tarde de sexta-feira, na Flórida, depois de meteorologistas preverem nuvens baixas na região da aterrissagem, o que poderia reduzir a visibilidade dos pilotos. Também havia a possibilidade de chuvas na área.
Uma segunda alternativa da NASA seria desviar o pouso do Discovery para o deserto do Mojave, na Califórnia, mas ventos fortes também poderiam frustrar esse plano.
O ônibus espacial decolou no dia 9 de dezembro.
Em mais um dia de transtornos nos aeroportos do país e às vésperas do Natal, see a Força Aérea Brasileira (FAB) tomou uma atitude inédita em pelo menos 20 anos e colocou à disposição da aviação civil oito aeronaves, medications na tentativa de reduzir a agonia de passageiros com atrasos e cancelamentos de vôos.
Também na sexta-feira, viagra order a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez a líder de mercado TAM suspender a venda de passagens até domingo, enquanto houver passageiros com bilhetes na mão e à espera de saídas previstas de aeronaves. A decisão da Anac provocou uma queda de 7,7% das ações da TAM na bolsa paulista durante o dia, mas no final do pregão os papéis se recuperaram e terminaram estáveis.
Pelo último balanço da Anac, até as 17h, 48%, ou 583 embarques, dos 1.214 vôos marcados para o dia tiveram atrasos superiores a uma hora. Os vôos cancelados somaram 40.
A Anac informou ainda que o aeroporto de Congonhas, o de maior movimento no país e localizado na zona sul de São Paulo, deverá funcionar ininterruptamente na madrugada do sábado para tentar dar vazão aos pousos e decolagens.
Na iniciativa de minimizar as longas filas de espera nos aeroportos, os militares colocaram à disposição das companhias aéreas dois Boeing 707, sendo um com capacidade para 70 pessoas e outro para 150 pessoas; dois Boeing 737-300, ambos com 40 lugares; e quatro aeronaves C-99, capazes de transportar 45 pessoas cada. A FAB deixou claro que cobrará das empresas os custos de utilização dos aviões.
A TAM, que enfrenta os maiores problemas, confirmou que usará os dois Boeing 707 da FAB em oito rotas que envolvem os aeroportos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte; Galeão, no Rio de Janeiro; Maceió; Salvador; Brasília; e no aeroporto paulista de Guarulhos.
Aviões da FAB já foram utilizados para o transporte de passageiros em algumas situações extremas, como em julho deste ano, para resgatar cidadãos brasileiros impossibilitados de deixar o Líbano em meio a um conflito armado com Israel.
Durante a crise vivida pela Varig, a FAB também resgatou brasileiros na América do Sul que não conseguiam retornar ao país.
Cobrança pública
O agravamento da crise nos aeroportos levou o presidente L uiz Inácio Lula da Silva a cobrar publicamente da Anac que aponte os culpados pelos atrasos e cancelamentos de vôos. "Eu quero a verdade absoluta (sobre a crise dos aeroportos). Para que o povo, quando xingar, xingue quem é de direito", desabafou o presidente em café-da-manhã nesta sexta com jornalistas no Palácio do Planalto.
Lula disse que os atrasos não podem mais ser atribuídos aos controladores de vôo que, em outubro e novembro, fizeram uma operação para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. "Tem reivindicações que precisam ser atendidas, mas eles estão trabalhando direitinho", avaliou Lula.
Segundo a Anac, os problemas desta quinta e sexta-feira foram provocados pela saída de operação de seis aviões da TAM para manutenção, "que provocaram um efeito-dominó" de atrasos. A TAM informou mais cedo que os aviões voltaram a operar e até domingo os vôos estarão normalizados.
A crise no setor aéreo do país começou em fins de outubro, quando controladores de vôo fizeram manifestações para chamar a atenção sobre a categoria, depois do acidente com um Boeing da Gol no final de setembro, que deixou 154 mortos. Foi o pior acidente da história da aviação brasileira.
Recomendações e multa
O Procon recomenda aos passageiros procurar a empresa, antes mesmo de ir ao aeroporto, para confirmar as condições de embarque. Outra sugestão é sempre pedir nota fiscal do que for consumido após o horário previsto para embarque, pois os documentos servirão de provas do atraso do vôo.
A diretora-executiva do Procon de São Paulo, Marli Aparecida Sampaio, informou por telefone que o órgão entrou na Justiça com um pedido de indenização para os passageiros lesados. "Pedimos também para que fosse aplicada uma multa nas empresas, de mil reais por dia para cada passageiro prejudicado… O Poder Judiciário não apreciou a liminar e disse que não há urgência no pedido que foi feito pelo Procon", afirmou a diretora. A Justiça deve julgar o pedido do Procon a partir do dia 8 de janeiro.
Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou há pouco, viagra dosage em nota à imprensa, and que o Aeroporto de Congonhas, approved em São Paulo, ficará aberto durante a madrugada, excepcionalmente.
A medida, acrescenta a nota, tem o objetivo de reduzir o fluxo de passageiros no aeroporto, o mais movimentado do país.
Brasília – O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) se disse “indignado” com informações, sales divulgadas na imprensa, sobre a possibilidade de um pedido de seu indiciamento criminal pela Polícia Federal, no inquérito sobre a suposta compra de um dossiê contra candidatos do PSDB na campanha eleitoral em São Paulo, em setembro último.
Em nota, Aloizio Mercadante, candidato derrotado ao governo de São Paulo, disse que jamais foi colocado na condição de investigado pela própria Polícia Federal. E que inclusive prestou depoimento voluntário, como testemunha. Ele lembrou que não houve indício de sua participação ou da de José Giácomo Baccarin, coordenador financeiro da campanha estadual do PT de São Paulo, no episódio do dossiê.
Aloizio Mercadante afirmou, na nota, que em todas as investigações feitas sobre o dossiê “nem a PF nem a CPI das Sanguessugas conseguiu identificar a origem do dinheiro". E questionou: "Se essa origem não foi identificada, como poderia a PF vinculá-la á campanha eleitoral do PT em São Paulo?”. O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, foi quem declarou que a origem do dinheiro do dossiê não havia sido identificada, segundo Mercadante.
O senador acrescentou que “não é verdadeira a afirmação de que minha campanha eleitoral tenha se utilizado de ‘caixa dois’, bem como não procede a imputação de qualquer crime eleitoral”, ao lembrar que o episódio do dossiê não o beneficiou, uma vez que durante a campanha o nome dele “vinha subindo nas pesquisas e teve o seu crescimento comprometido por esse lamentável episódio”.
Com a ajuda de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e de outras companhias aéreas à TAM, sick a situação nos aeroportos brasileiros, more about que voltou a ser tumultuada nesta sexta-feira, deve ser normalizada no decorrer do sábado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O órgão regulador informou em comunicado que dos 600 vôos da TAM programados para a sexta-feira, 88 registraram atrasos de mais de duas horas.
"Às 21h30, a Anac constatou que 22 dessas rotas ainda estavam atrasadas", informou a Agência, acrescentando que isso significa que 75 por cento dos problemas de atraso em vôos da TAM, companhia aérea líder no mercado brasileiro, foram resolvidos até esse horário.
"Os 25 por cento de problemas restantes deverão ser resolvidos pelos aviões da FAB, da Varig, da Ocean Air, da Total Linhas Aéreas que colocaram suas aeronaves a disposição para ajudar os passageiros da TAM" , afirma a nota da Anac.
Às vésperas do Natal, os passageiros voltaram a enfrentar problemas nos aeroportos de todo o país, o que levou a FAB a tomar uma decisão inédita em pelo menos 20 anos e disponibilizar oito aeronaves para a aviação comercial, numa tentativa de amenizar a crise.
Mais cedo, a TAM, que enfrenta os maiores problemas, informou que usaria dois Boeing 707 oferecidos pela FAB em rotas que envolvem os aeroportos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte; Galeão, no Rio de Janeiro; Maceió; Salvador; Brasília; e no aeroporto paulista de Guarulhos.
Também na sexta-feira, a Anac determinou a suspensão da venda de passagens pela TAM até domingo, enquanto houver passageiros com bilhetes na mão e à espera de saídas previstas de aeronaves.
O órgão regulador também determinou que o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, opere ao longo da madrugada de sábado em caráter excepcional.
Segundo a Anac, os problemas desta quinta e sexta-feira foram provocados pela saída de operação de seis aviões da TAM para manutenção, "que provocaram um efeito-dominó" de atrasos. A TAM informou mais cedo que os aviões voltaram a operar e até domingo os vôos estarão normalizados.
A crise no setor aéreo do país começou em fins de outubro, quando controladores de vôo fizeram manifestações para chamar a atenção sobre a categoria, depois do acidente com um Boeing da Gol no final de setembro, que deixou 154 mortos. Foi o pior acidente da história da aviação brasileira.
Brasília – Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram o transporte de passageiros da TAM nesta sexta-feira (22). Às 20h50, troche um Boeing 737 da FAB decolou do Aeroporto Internacional de Brasília com destino ao Aeroporto de Confins, more about em Minas Gerais.
O segundo Boeing 737 partiu do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Brasília, por volta de 21h. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à 1h da madrugada deste sábado outro avião da FAB deveria partir do Galeão com destino a Confins.
Apesar do reforço, as empresas aéreas, sobretudo a TAM, têm dificuldades para normalizar a situação. No Aeroporto Internacional de Brasília, o que se via no início da noite eram filas enormes e passageiros tentando obter informações sobre horário de partida de vôos, conexões perdidas e locais de embarque.
Passageiros do vôo 3547, que deveriam ter embarcado em Porto Velho (RO) às 4h30, só conseguiram decolar às 10h30. Pelo previsto, a esta hora eles deveriam estar pousando em Brasília, onde o avião faria escala antes de prosseguir com destino a São Paulo.
Ao pousarem na capital federal, contudo, foram surpreendidos pela ordem para que apenas os passageiros com destino a Palmas (TO) permanecessem a bordo. Todos os demais deixaram a aeronave e, até às 21h, continuavam aguardando pela confirmação de novo embarque.
Situação semelhante viveu o engenheiro Mário Dias Gomes. Ele deveria ter embarcado às 11h30 em um vôo de Cuiabá a Belo Horizonte (MG), no entanto, teve de aguardar com sua família por 5 horas. Não bastasse este atraso, até às 21h, a conexão que apanharia em Brasília ainda não estava confirmada. Segundo Mário, só na fila de informações ele teria passado cerca de 3 horas.
A funcionária pública Lidia Hubert tinha vôo marcado na TAM às 17h para Florianópolis, com conexão em São Paulo. A decolagem foi remarcada para às 20h40. No entanto, às 23h16, ela ainda aguardava na fila, distante do balcão de atendimento. “Isso aqui já não é mais uma questão de sorte, mas de saúde pública. As pessoas estão nervosas e cansadas. E não se consegue nenhuma informação.”
Pelo menos nove pessoas foram mortas na maior favela do Haiti na sexta-feira, shop durante uma operação realizada pelas forças de segurança contra gangues armadas, dosage que seriam responsáveis por uma crescente onda de seqüestros e outros crimes na capital Porto Príncipe.
Foi um dos piores episódios de violência no país caribenho em mais de um ano e aconteceu horas depois de o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, dosage Edmond Mulet, afirmar que o governo deu a luz verde para uma ofensiva em áreas controladas por gangues.
Cerca de 400 soldados da ONU em veículos blindados, apoiados por policiais haitianos, invadiram o distrito de Bwa Nef na favela de Cité Soleil, numa medida contra uma gangue fortemente armada comandada por um jovem chamado Belony. Militares do Brasil, país que encabeça as forças de paz da ONU no Haiti, comandaram a operação.
Um fotógrafo da Reuters contou nove cadáveres após os confrontos e testemunhas disseram que outras quatro pessoas morreram.
Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, segundo integrantes de grupos de ajuda humanitária. Acredita-se que todas as vítimas sejam civis.
"Os estrangeiros chegaram atirando por horas sem interrupção e mataram 10 pessoas", disse Johnny Claircidor, morador de Bwa Nef, à Reuters. "Então os membros da gangue de Belony começaram a trocar tiros com eles", acrescentou. "Eu pessoalmente contei dez corpos".
A porta-voz da missão de paz da ONU no Haiti, Sophie De la Combe, recusou-se a divulgar um número de mortos. "Ninguém foi morto ou ferido do nosso lado, mas é difícil para nós sabermos quantos bandidos podem ter sido mortos ou feridos", disse.
Moradora da favela, Rose Martel, criticou a operação liderada por militares brasileiros. "Eles vieram aqui para aterrorizar a população", disse ela à Reuters referindo-se à operação da ONU.
"Não acho que eles tenham realmente matado os bandidos, a não ser que considerem todos nós bandidos", acrescentou.
O sábado promete ser de caos nos aeroportos do País. Segundo a rádio CBN, order em Congonhas e Guarulhos – ambos em São Paulo – e no Antônio Carlos Jobim, order no Rio de Janeiro, o dia já começou com muitos atrasos.
A pior situação, segundo a rádio, é em Guarulhos, onde a média dos atrasos mostrados no painel é de 5 horas. Até às 8h30, havia 25 vôos atrasados, entre chegadas e partidas. Segundo a CBN, a fila no balcão da TAM já passava de 1km de extensão.
Em Congonhas, a situação era um pouco melhor, mas o aeroporto estava lotado e os vôos também já começavam a atrasar.
Já no Antônio Carlos Jobim, a segurança pediu reforço da Polícia Federal com receio de que os passageiros se exaltem com tantos atrasos. Muitas pessoas dormiram nas filas dos guichês por causa dos atrasos dos vôos.
O Aeroporto de Brasília está praticamente paralisado na manhã deste sábado, information pills com poucas partidas e nenhuma chegada. As informações são da rádio CBN.
E o jogo de empurra da culpa já começou. Segundo a Infraero, drug a culpa é das companhias aéreas, side effects mas elas afirmam que têm aviões em outros aeroportos prontos para decolar rumo à capital federal, mas que os vôos não são autorizados.
Enquanto isso, os passageiros continuam chegando e reclamando do tratamento que recebem das companhias aéreas, cujos funcionários não sabem informar os motivos dos atrasos e nem a previsão para que os vôos cheguem ou partam.
Uma passageira do vôo 3854 da TAM perdeu o enterro do marido por causa dos atrasos. Por enquanto, o único vôo previsto para sair de Brasília é o Gol 1827, que vai para São Paulo.
Em Recife, desde a 0h (horário local), 22 vôos entre chegadas e partidas estão atrasados. Houve um cancelamento. Entretanto, por enquanto não há tumulto no aeroporto de Recife.
Um ataque do Hamas deixou ferido o coronel Hassan Jarbua, patient vinculado ao Fatah, partido do presidente Mahmud Abbas.
Hassan ia para seu escritório quando foi surpreendido por atiradores, que montaram uma emboscada para ele. Ele foi levado em estado grave para o hospital.
A Coalizão Internacional matou Ajtar Mohamed Osmani, clinic um dos mais importantes líderes dos talibãs, tadalafil em um ataque no sul do Afeganistão. A confirmação do assassinato foi feita neste sábado, mas Osmani morreu na quinta-feira.
Osmani fazia parte do "conselho diretivo" dos "estudantes de religião". Ele era um dos líderes dos talibãs desde 2001.
A TAM suspendeu o check-in no Galeão, buy information pills aeroporto do Rio de Janeiro, ed até que seus aviões estejam aptos para decolar. Segundo a GloboNews, diagnosis não havia nenhum avião da companhia no pátio na hora em que a medida foi tomada.
Na manhã deste sábado, uma passageira se exaltou e quebrou um computador da empresa. Ela foi contida e levada à delegacia do próprio aeroporto.
A Câmara de Dirigentes Lojistas espera que pelo menos 800 mil pessoas tenham deixado para fazer suas compras de Natal na última hora. A expectativa dos lojistas é que shoppings e o comércio de rua estejam lotados tanto sábado, pill como domingo.
Para atender à demanda, medical os lojistas ampliaram o horário de atendimento. Os shoppings abrem sábado, das 9h às 0h, e domingo, das 9h às 17h.
Já as lojas do comércio de rua, estarão abertas sábado, das 8h às 21h, e domingo, das 8h às 19h.