Levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), revelou que 335 lojas fecharam no Plano Piloto (Asa Sul, Asa norte e Sudoeste). Em relação a mesma epóca do ano passado houve um aumento de 46 lojas a mais que foram fechadas.
Na principal avenida da Asa sul na W3, são 90 imóveis comerciais sem funcionar. A quadra onde teve mais impacto foi na 512 Sul, com 14 imóveis desativados. Em seguida vem a 514 Sul com 13 lojas desativadas.
O presidente em exercício do Sindivarejista, Edson de Castro, atribui a crise à falta de segurança, aos altos aluguéis e à retração no consumo . Edson de Castro ressalta sobre a insegurança no local. “Há assaltos, arrombamentos e roubos contra o comércio”, afirmou.
O presidente ressalta que outro motivo que contribui para tantos fechamentos é a falta de manuntenção da cidade. “Falta um plano de revitalização para a W3 Sul onde há calçadas cheias de buracos, prejudicando deficientes e pedestres em geral”. E completa. “Falta estacionamento na W3 Norte e Sul e nas entrequadras comerciais contribuido para materializar um cenário de pessimismo entre os lojistas.O consumidor acaba indo para os shoppings onde os estacionamentos pagos são um absurdo ”.
O presidente do Sindivarejista explica que muitas lojas na W3 Sul e W3 Norte passaram a sediar templos, cursos e kitinetes, o que descaracteriza o projeto original de Brasília.
Ainda na Asa Sul, a 306/307 Sul, conhecida como a quadra dos tecidos, apresenta 10 imóveis sem funcionar.
Florice Suguimoto, dona de um comércio de tecidos na quadra 306 Sul, explica que o motivo de algumas lojas estarem sem funcionar é o aumento do aluguel. “Minha loja continua aberta, por ser loja menor, de uma porta. Mas há lojas vizinhas, por exemplo, uma rede de lojas nacionais, que estão com as portas fechadas por não darem conta de pagar o aluguel”. Ela ainda conta que sua loja não é uma das mais prejudicadas, mas com aumento do preço, as contas ficam mais complicadas. “O valor do aluguel de um loja como a minha, de uma porta, passou de 3 mil reais para 5 mil reais. Já lojas maiores, de duas portas, passou de 5 mil para 8 mil reais. Eu atribuo estes fechamentos á esta inflação que o governo não está conseguindo controlar, fazendo com que os preços subam desta forma”, diz.
Asa Norte
Na W3 Norte, a campeã em termos de estabelecimentos sem uso é a quadra da 713, com 9 imóveis. Depois vem a 711 norte com 7.
Para o presidente do Sindivarejista, o número de lojas fechadas é um sinal de que algo precisa ser feito para evitar novos sinais negativos na economia do Distrito Federal. “Cada loja fechada significa pelo menos seis pessoas desempregadas. A situação é preocupante”, finaliza.
*Com informações do Sindivarejista