Tainá Morais
redacao@grupojbr.com
O comerciante France e Brito Sousa, 43 anos, acusado de tentar matar o taxista Clemisson Pina Costa, 33 anos, se apresentou à polícia com advogado, por volta das 13h desta terça-feira (21). A vítima foi baleada na madrugada dessa segunda-feira (20), no estacionamento da Rodoviária Interestadual, e não corre risco de morte. O autor vendia churrasquinhos nos arredores do terminal, ponto que os taxistas costumam frequentar, além de manter um comércio em Águas Lindas (GO).
Clemisson estava dormindo no ponto de táxi enquanto esperava por novas corridas. Em depoimento à polícia, France, pai de uma bebê de 11 meses, confessou o crime e disse que fez os disparos para assustar o rival. “Ele diz que chamou Clemisson quando chegou próximo ao táxi, e, como ninguém respondeu, ele atirou no veículo para assustar e dar o recado à vítima. Porém, essa versão não convence”, explica o delegado-adjunto João de Ataliba Nogueira, da 1ª Delegacia de Polícia. O acusado disparou seis vezes em direção à vítima e conseguiu alvejá-la no abdômen.
Segundo a Polícia Civil, uma traição teria sido a motivação do crime. “Clemisson teve um caso com a mulher do autor dos disparos. Ele descobriu na época, mas perdoou a esposa”, conta o delegado. A vítima chegou a ser ameaçada em 2015 e, por medo, foi embora para a o Maranhão. Há pouco tempo, porém, ele voltou a Brasília e chegou a encontrar France em seu comércio em Águas Lindas.
“A vítima fez uma corrida para a região e teria passado em frente ao comércio de France. Os dois, provavelmente, discutiram e ficaram de acertar as contas, o que resultou neste crime”, afirma Nogueira.
Na tarde dessa segunda-feira (20) a polícia pediu à Justiça a prisão temporária de France. O objetivo era que a vítima e testemunhas pudessem reconhecê-lo, além de facilitar a localização da arma. “Ele fala que se desfez da arma enquanto ia para a casa dos parentes em Planaltina. No meio do trajeto, próximo ao córrego de Sobradinho, ele jogou o armamento”, conta o delagado. Diversas buscas, inclusive com cães farejadores, foram em vão até agora.
Pena
France vai responder por tentativa de homicídio qualificado e será indiciado por porte ilegal de arma de fogo. Se condenado, pode pegar até 30 anos de prisão. Ele não tem antecedentes criminais.
Relembre o caso
Clemisson dormia no ponto de táxi da Rodoviária Interestadual, ao lado da estação Park Shopping do metrô, quando foi acordado com o barulho dos tiros, por volta das 3h dessa segunda-feira (20). O autor do crime fez ao menos seis disparos de revólver calibre 38. Colegas de profissão testemunharam a cena e logo socorreram o taxista. Ele foi encaminhado ao Instituto Hospital de Base com um ferimento na região lombar, mas estava consciente.

Reprodução/Facebook