Cerca de 600 jovens e idosos do Distrito Federal reuniram-se ontem em um encontro comovente no colégio La Salle, de Águas Claras. O I Encontro de Jovens com a Melhor Idade promoveu um dia de jogos, brincadeiras e, claro, interação e uma rica troca de experiências entre essas duas gerações.
O evento agregou desde jovens de igrejas, estudantes de Serviço Social e idosos do Guará, Ceilândia, Taguatinga e São Sebastião, em nove horas de pura diversão e alegria.
Na apresentação, jovens e idosos não se pouparam na troca de beijos e abraços. “Gostei demais da parte do beijo. Fico feliz porque meus avós não moram aqui e acho importante conviver com pessoas que têm mais experiência e o que contar”, comove-se a estudante Gabriela Pereira, de 12 anos.
Empolgação
Empolgada com o encontro, a também estudante Nathália Yudi, de 12, supriu todas as suas expectativas. “Um dia a gente vai chegar lá. Temos que tentar aprender para poder cuidar dos nossos pais e futuramente dos nossos filhos”, coloca, com firmeza.
A emoção da terceira e “melhor idade” também foi refletida no olhar dos mais de 200 idosos que participaram do evento. Rainha da 3ª Idade do Guará, Maria Irene Temperine, 81 anos, não poupou elogios. “Eu não vinha não, mas cheguei aqui e estou amando. Os meninos são muito educados, cuidam da gente. E a gente também cuida deles, né?”, fala, sorrindo.
Paulo de Souza , 81 anos, também curtiu o dia. Além de dançar, ele jogou bingo com os meninos, trocou beijos, sorrisos e emoções. “Ainda ensinei a eles não serem agressivos e a cuidarem bem dos seus avôs e pais”, conta..
De acordo com o gestor Tércio Mendes, a ideia de realizar o evento surgiu mediante a grande reclamação por parte dos idosos e dos próprios jovens com a falta de tempo e distância entre as gerações.