Menu
Brasília

Com ministro Queiroga, Ibaneis se vacina e entrega UBS do Paranoá Parque

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também estava presente na cerimônia de abertura e aplicou a dose de vacina em Ibaneis

Redação Jornal de Brasília

11/08/2021 10h48

Foto: Vitor Mendonça/Jornal de Brasília

Guilherme Gomes e Vitor Mendonça
[email protected]

Na manhã desta quarta-feira (11), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu a segunda dose do imunizante contra a covid-19 durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paranoá Parque. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também estava presente na cerimônia de abertura e aplicou a dose da vacina em Ibaneis . “Tive a oportunidade de andar aqui durante a campanha. Aqui foram entregues as moradias sem qualquer equipamento público. Além dessa UBS, vamos entregar escolas e creches aqui no Paranoá Parque até o próximo ano”, disse Ibaneis Rocha.

“Estou feliz com a segunda dose, fiz na frente do público como simbolismo, temos que estar prevenidos. Peço que todos que já tomaram a primeira dose, tomem a segunda também. Não esqueçam. Não sabemos quantas variantes estão por vir”, lembrou o governador.

O chefe do Executivo local foi vacinado com a primeira dose no dia 19 de maio por fazer parte do grupo de risco. “Tenho 49 anos e sou diabético desde os 29 anos de idade”, disse Ibaneis à época. Nesta quarta-feira, o governador comemorou a segunda dose. “Hoje é um dia muito importante para mim! Completo o ciclo de imunização, tomando a 2ª dose da vacina contra a covid-19 nesta manhã e também inauguramos a UBS Paranoá que ficou muito bonita”, escreveu Ibaneis Rocha no Twitter.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estava presente na cerimônia de abertura da unidade e discursou para a população. “Na UBS que teremos condições de dar a atenção primária. Desde o agente comunitário até os médicos, todos são importantes para nós mudarmos a realidade da saúde do país”, disse o ministro.

Queiroga lembrou sobre o andamento da vacinação e fez menção a imprensa sobre a divulgação do que ele chamou de “distorcido”. “Estamos prestes a entregar 200 milhões de doses para o país. Não adianta distorcer essa realidade. Somos o quarto país que mais vacina. Não somente com o imunizante, distribuindo equipamentos, Kits”, afirmou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto ressaltou o trabalho de vacinação da região. “O Paranoá ontem bateu recorde de 6 mil vacinações. Muito obrigado a população, que tem se comportado como cidadãos. Depois do Queiroga vimos como a vacinação avançou, meu muito obrigado”, disse.

“O Paranoá ontem bateu recorde de 6 mil vacinações. Muito obrigado a população, que tem se comportado como cidadãos. Depois do Queiroga vimos como a vacinação avançou, meu muito obrigado”, disse Osnei Okumoto.

UBS do Paranoá Parque

Após um ano de construção, a primeira UBS do Paranoá Parque foi inaugurada hoje e deve beneficiar cerca de 40 mil famílias. “Essa UBS, o antigo posto de saúde, vai fazer com que as famílias do Paranoá Parque, ao invés de se deslocarem para o Paranoá, possam ser atendidas lá mesmo”, explica o administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno.

Criado em 2014, o Paranoá Parque faz parte do projeto “Minha casa, minha vida” e, até então, não tinha nenhum “equipamento público”, como afirma o administrador. “Foram construídos mais de oito mil apartamentos, somando uma média de 40 mil famílias, em um local que não há nenhum equipamento público. Ou seja, colocaram as pessoas para morar, mas não colocaram nenhum equipamento público, então não tem UBS ou escolas.”

“Vamos continuar com as obras aqui no Paranoá Parque. A meta agora são dois centros de ensino e duas creches. Os projetos estão avançados e lançaremos as licitações nos próximos dias”, afirmou Ibaneis Rocha

Foto: Vitor Mendonça/Jornal de Brasília

“Chegaremos a 83% de cobertura na atenção primária no DF. Será um recorde de todas as gestões que já passaram.  É o investimento de três milhões milhões. São 4 consultórios médicos, 4 de enfermagem para triagem, 2 de dentintas, tudo isso para oferecer atenção e segurança de um local para nossos servidores”, disse o secretário Osnei Okumoto.

Vacinação no DF

De acordo com o último boletim, divulgado na terça-feira (10), o DF tem 1.560.711 vacinados da primeira dose, mais 606.424 pessoas que levaram a segunda dose e 53.431 da dose única. Nas últimas 24h foram 67.324 vacinados da primeira dose, 8.140 da segunda dose e 10 da dose única. “Amanhã é a vez dos jovens de 20 anos ou mais”, lembrou Ibaneis Rocha.

“Meu agradecimento aos profissionais de saúde que estão aplicando as doses sempre com muita alegria e amor”, afirmou o governador do DF.

A vacinação contra a Covid-19 começou no Distrito Federal no dia 19 de janeiro. Já foram recebidas 844.760 doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Além das 1.104.200 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, 423.660 da Pfizer e 59.050 da Janssen.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado