Menu
Brasília

Com certa dificuldade, cubanas vencem Porto Rico no vôlei feminino

Arquivo Geral

14/07/2007 0h00

Contra as expectativas, as sempre temidas cubanas estrearam com uma vitória trabalhosa em sua participação no vôlei feminino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Jogando contra Porto Rico, a equipe caribenha teve algumas dificuldades para vencer sua primeira partida pelo Grupo B do Pan por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 25/17, 24/26 e 25/23.

Cuba precisou de 1h35min para comprovar seu favoritismo, embora tenha facilitado o equilíbrio do outro lado da quadra. Com facilidade nos dois primeiros sets, a tradicional equipe insular permitiu que Porto Rico diminuísse a diferença no terceiro set, crescendo e dando sufoco no fim do jogo.

No primeiro set, as cubanas deram boas mostras da superioridade que exibiriam durante parte da partida. Mesmo como o começo equilibrado, as comandadas do técnico António Perdomo logo conseguiram abrir 13/9, antes que Porto Rico pedisse tempo.

O pedido de tempo fez pouca diferença, com Cuba mantendo uma diferença de quatro pontos na frente do placar. Com boa atuação de Calderón junto à rede, a equipe chegou a ter vantagem de 24/17, mas as representantes de Porto Rico resistiram bravamente no fim do set. Mesmo assim, em um toque adversário na rede, as cubanas fecharam o primeiro set em 25/18.

As borícuas deram suas primeiras mostras de que podiam reagir na segunda parcial, abrindo 7/4 logo de cara. Porém, pouco experientes, permitiram a virada de Cuba, que fez 13/10 antes de novo tempo técnico. Mesmo assim, as cubanas não tiveram dificuldades para assumir a frente novamente e, com um erro da levantadora porto-riquenha, fechou a queda em 25/17.

Com Cuba um pouco mais relaxada, os dois lados fizeram um começo de terceiro set com algum equilíbrio, empatando em 6/6. Porém, Porto Rico voltou a mostrar fragilidade e permitiu que as cubanas abrissem 12/7 na seqüência. Nova surpresa quando as porto-riquenhas viraram a partida e abriram 17/14 contra as favoritas. Cuba ainda reagiu e empatou em 17/17 com um bloqueio, mas a equipe centro-americana conseguiu vencer seu set e fechar em 26/24.

No set decisivo, Porto Rico voltou a assustar as cubanas, empatando o placar em diversos momentos. Na reta final da queda, a equipe de António Perdomo chegou a desperdiçar dois match points na rede, com 24/21, mas conseguiu fechar o jogo com uma pancada de Ruiz, na qual a bola defendida pelas rivais acabou retornando para o lado de fora de Cuba.

Passada a estréia, as duas equipes voltam à quadra já neste domingo para a segunda rodada do Grupo B. A partir das 19h, as cubanas jogam a classificação contra a Costa Rica, que perdeu dos EUA na estréia e precisa da vitória para manter as chances. Por outro lado, Porto Rico abre a programação do dia, às 13h, enfrentando exatamente as norte-americanas.





    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado