Menu
Brasília

Com as chuvas, GDF Presente intensifica ações em zona rural de Planaltina

Ao todo, dez pessoas estiveram envolvidas diretamente nos serviços, sendo pelo menos uma patrol e oito caminhões

Redação Jornal de Brasília

04/11/2022 11h44

Foto: Divulgação/GDF Presente

Com a chegada das chuvas, começam a ser intensificadas no Núcleo Rural Estância do Pipiripau II, em Planaltina, ações preventivas para evitar transtornos aos moradores da região. Assim, desde a semana passada, caminhões e máquinas vêm trabalhando no local para patrolar, cascalhar e construir saídas de água nas estradas.

Também estão sendo construídos “peitos de pombo”, que são aqueles pequenos quebra-molas feitos no solo, levantados para conter a enxurrada. Os serviços estão sendo realizados pelo GDF Presente, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Administração Regional de Planaltina. A iniciativa beneficia mais de 200 famílias.

Ao todo, dez pessoas estiveram envolvidas diretamente nos serviços. Pelo menos uma patrol e oito caminhões – três da Administração de Planaltina e seis da Novacap – foram utilizados na operação. Só de cascalho para pavimentar as estradas do setor, foram 180 toneladas.

Mobilidade

Vivendo no Pipiripau há nove anos e há quase dois na condição de presidente da associação dos moradores da região, Alberto José Ribeiro Filho elogia a ação realizada pelo GDF Presente. “É essencial, melhora a locomoção da região urbana para o setor de chácaras, melhora o acesso de todo mundo na região”, agradece. “A qualidade da estrada só fica boa se se cascalhar”.

Para o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, a ação de melhorar as estradas rurais do Núcleo Rural Estância do Pipiripau II é determinante por vários motivos, sobretudo por cuidar das vias que fazem o caminho das escolas e garantir acesso seguro aos estudantes locais. “Planaltina tem uma extensa área rural, e este governo tem dado a devida atenção às necessidades do campo”, ressalta o gestor.

“No passado, muitas vezes nos deparamos com vias impossibilitadas de transitar. Fazendo esse trabalho preventivo, garantimos vias seguras, principalmente nesse período chuvoso que se inicia”, afirma Célio Rodrigues.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado