Menu
Brasília

Com 165 kg de explosivos, Torre Palace vai ao chão neste domingo

Por volta das 9h30, a Defesa Civil do Distrito Federal enviará um alerta emergencial para celulares localizados na área de risco

Redação Jornal de Brasília

25/01/2026 8h49

torre

Foto; Renato Araújo/Agência Brasília

Em poucas horas, o Torre Palace Hotel, um dos símbolos mais conhecidos da história do Distrito Federal, será demolido por meio de uma implosão controlada.

A detonação está prevista para ocorrer por volta das 10h deste domingo (25), com o uso de aproximadamente 165 quilos de explosivos, que irão derrubar completamente a estrutura do edifício.

Para garantir a segurança da população e de curiosos que pretendem acompanhar a operação, foi montado um amplo esquema integrado entre diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal.

As ações começam ainda às 6h, com a chegada das equipes técnicas, posicionamento do efetivo e instalação do Posto de Comando no local.

O cronograma operacional prevê que, a partir das 9h, sejam iniciados os avisos preventivos à população, com o acionamento de sirenes, alertas por megafone e sobrevoo de helicópteros e drones. Três alertas sonoros escalonados serão emitidos por uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal às 9h57, 9h58 e exatamente às 10h. Logo após o último aviso, ocorrerá a implosão.

Caso todas as condições de segurança sejam confirmadas, a liberação gradual e controlada do perímetro deverá começar a partir das 10h30. O encerramento total da operação está previsto para as 18h.

Esquema de segurança

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal ficará responsável pelo isolamento da área e controle de acesso. O CBMDF atuará diretamente nos alertas e na condução da operação. Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará o bloqueio das vias e a retirada de veículos da zona de exclusão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estará de prontidão para atendimentos pré-hospitalares, caso haja necessidade. Também participam da operação a Neoenergia Brasília e a Caesb, responsáveis pelo desligamento preventivo do fornecimento de energia elétrica e água nas áreas delimitadas.

A implosão poderá ser interrompida ou adiada apenas mediante decisão técnica do responsável pela detonação ou do subsecretário da Defesa Civil, em situações como condições climáticas desfavoráveis, falhas de comunicação, presença de pessoas no perímetro ou problemas técnicos.

Após a queda do prédio, será feita uma avaliação imediata da área e das edificações vizinhas, além do controle da poeira, limpeza das vias e liberação progressiva do entorno, conforme parecer técnico. A retirada dos entulhos seguirá o planejamento da empresa responsável, condicionada às autorizações e critérios de segurança.

Alerta à população

Por volta das 9h30, a Defesa Civil do Distrito Federal enviará um alerta emergencial para celulares localizados na área de risco. A mensagem informará:
“ALERTA DE COLAPSO DE EDIFICAÇÃO — IMPLOSÃO DO TORRE PALACE HOTEL. Mantenha-se fora da zona de exclusão até liberação pela Defesa Civil do DF.”

De acordo com a SSP-DF, o aviso tem caráter preventivo e busca ampliar o alcance das orientações, reduzindo qualquer risco à população durante a operação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado