Menu
Brasília

Codeplan realizará 35 mil entrevistas para PDAD no DF

O intuito é coletar dados e informações sobre os moradores do Distrito Federal (DF) e suas Regiões Administrativas.

Redação Jornal de Brasília

04/05/2021 16h53

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A nova Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) será realizada pela  Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O intuito é coletar dados e informações sobre os moradores do Distrito Federal (DF) e suas Regiões Administrativas apurando aspectos demográficos, migração, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda, características do domicílio, condições de infraestrutura urbana, entre outras informações. Os pesquisadores são identificados com crachá  da PDAD 2021 e devem visitar cerca de 35 mil domicílios na Capital Federal.

O trabalho é realizado a cada dois anos, de acordo com o Decreto Nº 39.403. Os domicílios onde é feita a pesquisa de campo são selecionados por critérios de probabilidade e estão nas 33 Regiões Administrativas do DF. Publicada bianualmente, a coleta fornece um acompanhamento longitudinal de diversos indicadores, acompanhando assim a evolução das condições de vida dos brasilienses. A pesquisa deve auxiliar o planejamento governamental de forma efetiva.

“Conseguindo uma melhor informação sobre a vida da população do DF, como o que é necessário para mudar ou para melhorar, conseguimos oferecer ao Gestor Público um diagnóstico real de como está o nível de vida ou como está a população da Capital. Então, a partir dessas informações, ele consegue tomar decisões mais acertadas, informadas e racionais, permitindo que a política pública seja mais eficiente”, explicou a diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Clarissa Schlabitz, sobre a importância da pesquisa que contará com novas perguntas sobre animais domésticos e segurança alimentar, além de um questionário suplementar. 

 A pesquisa tem de ser feita presencialmente mesmo durante a pandemia, pois a PDAD tem um caráter de territorialização e nem todos os têm acessos à ferramentas digitais, como celular e internet. Os dados são sigilosos e não são tratados individualmente. Por isso, a participação dos moradores é fundamental para que os pesquisadores obtenham a melhor informação possível. 

Jean Lima, presidente da Codeplan, ressalta a importância da pesquisa para o Distrito Federal em um momento tão delicado da pandemia. “A PDAD é uma pesquisa de grande relevância para o Distrito Federal. É por meio dela que o GDF conhece melhor a sua população, suas características e os aspectos de seus domicílios. Numa situação de pandemia e diante de um cenário em que parte da economia do DF ficou paralisada ano passado, a mesma se faz ainda mais relevante para entender os impactos sociodemográficos da Covid-19, sendo  possível identificar questões sociais específicas e localizadas por território”, finaliza Lima. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado