O Procon registrou, entre os dias 1º de dezembro e 31 de janeiro, 244 atendimentos referentes a pacotes turísticos de agências e operadoras de viagem. Entre os principais problemas estão: rescisão contratual, com 35 casos; recusa injustificada em prestação de serviço, com 16; e cancelamento do serviço, com 12.
Na lista, divulgada hoje pelo órgão, aparecem outros 23 pontos levantados pelos consumidores. No topo do ranking, com 39 atendimentos, está a cobrança indevida ou abusiva por parte da agência ou operadora.
Segundo o órgão, em 2013, foram registrados 1.403 atendimentos referentes ao assunto, enquanto apenas em janeiro deste ano foram 126.
Operação – Para auxiliar os consumidores lesados pelas companhias aéreas, o Procon realizou, entre 20 de dezembro e 10 de janeiro, a operação “Direito a Bordo”. A unidade móvel do instituto ficou instalada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde foram registrados cerca de 75 atendimentos. Os principais problemas levantados foram refentes a atraso, cancelamento de voo, chek-in encerrado antes do previsto e extravio de bagagem. As companhias aéreas que receberam mais reclamações foram Delta, Gol, Avianca e Azul.
Além do Procon-DF e da OAB-DF, participaram da iniciativa a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.