Johnny Braga
johnny.braga@jornaldebrasilia.com.br
A assunção do governo sobre as três empresas do Grupo Amaral começa a apresentar resultados para os usuários do transporte público. O DFTrans já inseriu 91 ônibus na frota que compõe as cidades de Paranoá, São Sebastião, Sobradinho I e II, Planaltina, Vale do Amanhecer e Fercal. Até o fim da próxima semana, a expectativa é que mais 10 veículos sejam inseridos. Das cinco localidades que eram atendidas pelo grupo, apenas três passam a contar com a frota das empresas Viva Brasília, Rápido Brasília e Rápido Veneza. Desde a última segunda-feira (4), a Viação Planeta passou a operar as linhas do Paranoá e a partir deste sábado, a Viplan comandará as linhas de Sobradinho II.
Segundo o diretor geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, ao assumir a gestão do grupo várias irregularidades foram descobertas, como o não pagamento de direitos trabalhistas aos funcionários e vários ônibus inoperantes e sucateados nas garagens do Grupo Amaral. Campanella garantiu que essa questão já foi solucionada e que nenhum dos trabalhadores serão dispensados de suas atuais funções. “Todos os direitos dos 1.200 trabalhadores foram pagos, como férias e ticket e os salários estão em dia. Quase toda a frota que estava inoperante já foi reparada e até o fim do mês a expectativa é que todos os ônibus do Grupo Amaral estejam nas ruas”, afirma.
Campanella disse ainda que se o grupo tivesse tomado as providências impostas pelo governo, em relação a frota dos ônibus, certamente não seria necessário chegar ao patamar que hoje se encontra. “O Grupo Amaral já não reunia condições de operar nas áreas que operava. O GDF tentou negociar, pedindo que a empresa deixasse uma região, mas o grupo se recusou”, explica.
Ainda há mais veículos sendo reparados e de acordo com Carlos Alberto Koch, presidente da TCB, que agora cuida da gestão das três empresas assumidas, mais regiões serão beneficiadas. “A partir do momento que os veículos estiverem em condições de circular, vamos reposicioná-los nas localidades em que houver necessidade”, disse.
A partir de amanhã, o Grupo Amaral deixa de operar em Sobradinho II e a Viplan passa a ser a empresa responsável pelas linhas. De acordo com o DFTrans, todos os ônibus da empresa são de uma frota nova (ano 2010), sendo 90% zero quilômetro. Esses veículos estavam parados na garagem de Sobradinho, aguardando autorização para circular. Além disso, há a informação de que a empresa esperava ganhar novas linhas com essa frota que estava parada, o que de fato aconteceu.