Menu
Brasília

Chuva marca início da pré-estação chuvosa no DF

Temporal provocou infiltração no Hospital de Base e tombamento de carreta na EPIA

Redação Jornal de Brasília

15/10/2026 18h14

chuva

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Arthur Leal

Na manhã de ontem, a população do Distrito Federal acordou com a chegada das chuvas após um início de semana com calor. Na quarta-feira (14/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades na capital, e destaca que se trata do começo do período de pré-estação chuvosa na região. Ainda segundo o Inmet, a tendência é que a chuva se estenda pelo resto da semana, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas.

O meteorologista do Inmet, Roni Guedes, explica que o período de pré-estação chuvosa é um momento de transição e irregularidade: “Outubro é um mês de transição para o período chuvoso no Distrito Federal e no sul de Goiás. Sob influência do El Niño, a pré-estação chuvosa no Centro-Oeste tende a apresentar irregularidade, com períodos de chuva intercalados por semanas de tempo seco. A climatologia indica que, a partir da segunda quinzena de outubro, as chuvas se tornam mais frequentes, estendendo-se, pelo menos, até março.

Roni explica ainda, que a classificação laranja para tempestade pode ser perigoso devido a velocidade dos ventos e queda de granizo: “O alerta laranja é a segunda categoria de severidade e prevê rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, além de acumulados de chuva que podem chegar a 100 milímetros por dia. Dependendo do grau de instabilidade atmosférica, também há possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.”

Considerando os prejuízos relacionados ao tempo, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF), as chuvas registradas na quinta-feira (15/10) não provocaram alterações significativas na rotina operacional do CBMDF, nem geraram demanda extraordinária de atendimentos. Foram registradas apenas ocorrências pontuais, comuns à rotina operacional da corporação. Uma delas foi o tombamento de uma carreta na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), na saída sul, por volta das 3h30 da madrugada foi atribuída ao mau tempo.

A chuva ainda causou alagamento no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), o maior hospital público do DF. A área afetada pela infiltração foi a de Serviço de Radioterapia do Hospital de Base. Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), responsável pela gestão do hospital, declarou:

“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal informa que as equipes técnicas responsáveis pela engenharia e infraestrutura já estão atuando para solucionar as infiltrações identificadas no Serviço de Radioterapia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado