A ginástica artística masculina e feminina do Brasil bem que tentou o ouro inédito por equipes, mas acabou ficando com a prata. Melhor para as meninas, que jamais tinham chegado à segunda colocação em um Pan-Americano. E o ponto mais alto do pódio ficou perto para os homens: apenas três décimos atrás de Porto Rico.
A seleção brasileira demonstrou nervosismo ao iniciar a competição, mas conseguiu segurar as pontas e superou-se. Daniele Hypolito errou sua entrada na trave e caiu. Em seguida, Ana Cláudia também errou sua apresentação no aparelho e sofreu uma queda. Daiane dos Santos sentiu a contusão no tornozelo durante a apresentação do solo, recebeu os gritos de apoio da torcida e não escondeu a emoção. Nem o incômodo no pé. Preferiu não colocar em risco sua apresentação na finalíssima do solo, a ser realizada terça-feira, e desistiu de participar da prova do salto – aparelho no qual o destaque foi Jade, totalizando 15.150, melhor nota do Brasil.
Ao final, a seleção totalizou 236.725 pontos e foi superada pelos EUA, 243.225. O México foi a surpresa entre as mulheres, subindo pela primeira vez ao pódio por equipes.
Com o segundo lugar, o Brasil superou os dois resultados anteriores em Jogos Pan-Americanos, as medalhas de bronze em Winnipeg-1999, e Santo Domingo-2003.
O ouro escapou
A equipe brasileira masculina de ginástica esteve perto de conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, mas acabou ficando com a prata, atrás de Porto Rico.
Os brasileiros marcaram 353.600 pontos, contra 353.900 dos porto-riquenhos. A equipe dos EUA terminou com o bronze (353.300).
Esta foi a terceira medalha de prata do país nos Jogos, todas conquistadas ontem – também houve um bronze.
A melhor pontuação do Brasil foi no solo, com a conquista do primeiro lugar. De qualquer forma, Diego Hypólito, Victor Rosa, Danilo Nogueira, Mosiah Rodrigues e Adan dos Santos, que chegou a se machucar durante um salto, receberam apoio da torcida e foram ovacionados.
Desfalque
O Brasil vai entrar desfalcado na final do individual geral da ginástica artística masculina. Victor Rosa sofreu uma fratura em um dedo do pé esquerdo durante a prova de ontem e não poderá disputar medalha hoje à noite.
O ginasta sofreu a contusão quando competia na equipe e, mesmo assim, continuou na prova para ajudar o Brasil na conquista da prata.
![]() |
