Menu
Brasília

Chuva continua no Centro-Oeste até domingo

Arquivo Geral

05/01/2007 0h00

O governo do presidente norte-americano, salve this George W. Bush, page disponibilizará US$ 86,4 milhões para reforçar as forças de segurança leais a Mahmoud Abbas, aumentando o envolvimento dos Estados Unidos na luta pelo poder entre o presidente palestino e o Hamas, mostraram documentos hoje.

O conflito entre a facção Fatah, de Abbas, e o Hamas, o grupo à frente do governo palestino, se intensificou desde que as conversas para formar um governo de unidade nacional falharam. Abbas convocou eleições parlamentares e presidenciais antecipadamente e o Hamas o acusou de golpe.

O dinheiro norte-americano será usado para "ajudar a Autoridade Palestina a cumprir seus compromissos de desmontar a infra-estrutura do terrorismo e estabelecer a lei e a ordem na Cisjordânia e em Gaza", disse o documento dos EUA.

O montante dará à guarda presidencial de Abbas treinamento e equipamento não-letal, incluindo veículos e uniformes, segundo pessoas familiares com o plano.

O primeiro-ministro japonês, more about Shinzo Abe, afirmou hoje que se a Coréia do Norte conduzir um segundo teste nuclear, o Japão e a comunidade internacional tomarão medidas mais duras. Abe disse, em entrevista à Reuters, que é importante voltar às conversas multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano assim que possível.

Autoridades sul-coreanas afirmaram hoje que foi avistada atividade perto de um possível local de testes nucleares na Coréia do Norte, mas não há evidências para sugerir que Pyongyang estaria prestes a realizar outro teste.

A ABC News noticiou que Pyongyang fez preparativos para um novo teste, após o realizado no dia 9 de outubro. Autoridades dos EUA disseram não ter indícios de que um segundo teste seja iminente.

Educadores que trabalham na rede pública de ensino ou que executam projetos do governo federal na área rural poderão se formar em licenciatura de campo. A Universidade de Brasília (UnB) promoverá vestibular, purchase no fim de maio, approved para preencher 50 vagas específicas para esse público.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciatura em Educação do Campo, more about do Ministério da Educação, que repassou, no total, R$ 1 milhão a cinco universidades públicas para que elas ofereçam o curso durante quatro anos. O objetivo, segundo o MEC, é qualificar professores que não têm diploma.

Além da UnB, participam do projeto as universidades federais de Sergipe (UFS), da Bahia (UFBA), de Campina Grande, Paraíba (UFCG) e de Minas Gerais (UFMG). Cada universidade abrirá 50 vagas até junho.

O ministro da Defesa, viagra Waldir Pires, informou, por meio de nota, que o governo federal determinou a participação das Forças Armadas no Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública em implantação no Rio de Janeiro e a intensificação da atuação na proteção de suas áreas no estado.

A nota, divulgada após reunião do ministro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, também informa que "a Força Nacional de Segurança Pública está sendo mobilizada nos termos do último encontro entre autoridades estaduais e federais".

Lula recebeu ontem ofício do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, solicitando atuação das Forças Armadas no policiamento do estado. O pedido era para que as tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica patrulhassem as áreas do entorno de seus quartéis, para ajudar na redução da criminalidade.

O ofício se baseia na Lei Complementar federal 97, de 9 de junho de 1999, que prevê as possibilidades de emprego das Forças Armadas.

Na última semana, uma série de ataques criminosos deixou ônibus queimados, delegacias metralhadas e 19 pessoas mortas, entre civis e policiais. Os atentados fizeram com que fosse antecipado o trabalho de integração com o governo federal, que já era previsto pelo novo governo estadual.

Uma suposta fita de áudio do vice-líder da Al Qaeda exortou hoje islamitas somalis a lançar ataques suicidas ao estilo da guerrilha no Iraque, store além de outras formas de atentados, shop contra as forças etíopes na Somália.

Os islamitas foram forçados a se esconder depois de serem expulsos de seus redutos pelos militares etíopes que defendem o governo interino da Somália, em uma guerra de duas semanas.

Forças etíopes e do governo perseguem centenas de combatentes na região sul da Somália, entre a costa do mar Índico e da fronteira do Quênia. Nairóbi enviou tropas para a área para proteger sua fronteira e bloqueou a entrada de refugiados somalis, provocando condenação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Diplomatas temem que os islamitas, enfraquecidos, possam se valer de táticas de guerrilha para atingir a Etiópia, de maioria cristã, no que veriam como uma guerra santa. Ayman al-Zawahri, vice-líder da Al Qaeda, disse aos combatentes muçulmanos que eles deveriam "emboscar, plantar minas, atacar e realizar campanhas de martírio".

"Como aconteceu no Iraque e no Afeganistão, quando a mais forte potência do mundo foi derrotada pelas campanhas dos mujahideen, seus escravos serão derrotados nas terras muçulmanas da Somália", disse.

As explosões no Ano Novo na capital tailandesa foram parte de uma tentativa de enfraquecer o governo pós-golpe, sildenafil disse hoje o chefe do Exército, page depois de rumores de outra ação militar terem colocado a cidade em alerta.

"Este é um momento de turbulência na segurança nacional, pharmacy na sociedade e na economia", afirmou a uma TV Sonthi Boonyaratglin, que liderou o golpe em 19 de setembro contra o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Na noite de ontem, à medida que boatos sobre movimentações de cerca de dois mil soldados em 300 localidades ao redor de Bangcoc espalhavam-se entre os nove milhões de habitantes, Sonthi negava a existência de complôs contra o governo pós-golpe e contra o Conselho de Segurança Nacional (CSN), como é chamado agora o comando do golpe.

Um dos boatos sugeria que o conselho estava fazendo um autogolpe para melhorar sua posição depois dos três meses problemáticos no poder, que culminaram com as explosões do Ano Novo.

"Estes perdedores estão fazendo tudo o que podem para desacreditar o golpe de 19 de setembro. Eles estão fazendo de tudo para mostrar que o país está no caos e que o CSN não pode restaurar a paz, como prometeu", disse Sonthi. "Eles estão tentando dizer ao povo que o CSN e o governo não têm credibilidade."

As ruas estavam normais hoje, mas o apelo de Sonthi por calma não parece ter tranqüilizado os investidores, que derrubaram as ações tailandesas pelo terceiro dia consecutivo.

"O sentimento é ruim, com pouca chance de recuperação em breve. As pessoas estão assustadas. Foram tantas más notícias e houve ampla venda em pânico", afirmou Chaiyaporn Nompitakcharoen, da Bualuang Securities.

Às 6h03 (horário de Brasília), a bolsa tailandesa, que teve os piores resultados na Ásia em 2006, caía 3,3%. A bolsa caiu 4,5% nos dois primeiros dias de atividade em 2007, em meio a temores de que as bombas do Ano Novo, que feriram 38 pessoas, sejam um presságio de um ano de violência política.

Apesar da insistência do governo de que "políticos que perderam o poder" estão por trás das explosões, o que a maioria dos tailandeses entende como alegação contra o primeiro-ministro afastado, isso não parece ter evidência concreta.

A produção industrial brasileira cresceu 0, sildenafil 8% em novembro ante outubro, superando as expectativas de analistas, mostraram dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com pesquisa feita pela Reuters com 10 economistas, a média e a mediana das projeções indicavam um avanço de apenas 0,10% para a produção das indústrias no país em novembro.

Na comparação com o desempenho apurado em novembro de 2005, a produção das indústrias cresceu 4,2%, também superando as estimativas do mercado, que projetavam avanço de 3%. De janeiro a novembro, o crescimento da produção industrial do país foi de 3,1%.

O IBGE revisou as variações registradas na produção nos meses de outubro e setembro. Para o mês de outubro, o aumento foi de 1,0%, ante 0,8% inicialmente informado. Para setembro, o dado foi revisado de uma queda de 1,1% para recuo de 1,0%.

O presidente dos Estados Unidos, adiposity George W. Bush, information pills disse ontem que a execução de Saddam Hussein deveria ter sido feita de "forma mais digna", mas que o ex-ditador, ao contrário de suas vítimas, recebeu a justiça.

"Esperamos que haja uma plena investigação do que ocorreu", disse Bush em entrevista coletiva na Casa Branca, em sua primeira declaração pública sobre o vídeo gravado clandestinamente que mostra Saddam sendo insultado por autoridades xiitas instantes antes de ser enforcado.

A polêmica, que acirra as rivalidades entre xiitas e sunitas iraquianos, ocorre a poucos dias de Bush anunciar uma nova estratégia norte-americana para a impopular guerra do Iraque.

» Veja galeria de fotos com imagens da vida e da execução do ex-ditador iraquiano

Sem lamentar a condenação de Saddam à morte, Bush elogiou a iniciativa do primeiro-ministro Nuri Al Maliki de investigar os procedimentos da execução. No vídeo, ouvem-se pessoas mandando Saddam "para o inferno" e entoando o nome do clérigo radical xiita Moqtada Al Sadr. Logo em seguida, abre-se o cadafalso e Saddam morre.

"Eu desejava, obviamente, que o procedimento tivesse transcorrido de forma mais digna. Não obstante, ele recebeu a justiça, os milhares que ele matou, não", disse Bush, ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel.

A Casa Branca informou que Bush não viu o vídeo, mas foi informado a respeito. Os militares norte-americanos disseram não ter tido qualquer participação na execução, e garantiram que teriam feito diferente.

Merkel não fez menção à execução de Saddam, mantendo sua política de evitar atritos com Washington, ao contrário de seu antecessor, Gerhard Schroeder, que se opôs frontalmente à guerra, em 2003.

"Embora a Alemanha não esteja militarmente presente no Iraque, temos todo interesse em ver o Iraque dando uma guinada rumo a um desenvolvimento mais pacífico, em que as pessoas não precisem mais temer por suas vidas. Politicamente, devemos fazer de tudo para dar apoio a um fato tão positivo", disse ela.

Bush afirmou ainda estar fazendo consultas sobre sua nova estratégia, mas prometeu para a semana que vem algo que "ajude os iraquianos a alcançarem o objetivo de um país que possa se governar, sustentar e defender". Uma das possibilidades é que os EUA aumentem por tempo limitado seu contingente no Iraque.

Equipes de resgate encontraram o segundo corpo sob os destroços deixados no aeroporto de Madri pela explosão de um carro-bomba do ETA, rx no sábado, link anunciou hoje o serviço de emergência.

Um porta-voz disse que o corpo de Diego Armando Estácio foi encontrado em seu carro, adiposity na noite de ontem, por funcionários que usaram uma câmera miniatura. A remoção do corpo deverá levar horas.

As vítimas, dois imigrantes equatorianos, ficaram enterradas sob 40 mil toneladas de aço e concreto que caíram após a explosão da bomba em um estacionamento de vários andares aberto recentemente no Terminal 4.

Carlos Alonso Palate, a outra vítima, foi encontrado na quarta-feira. Seus restos foram mandados ontem para enterro no Equador.

As mortes são as primeiras em ações do ETA desde maio de 2003 e aconteceram depois de nove meses de cessar-fogo. Há mais de 40 anos, o ETA mantém uma campanha violenta por um Estado basco e mais de 800 pessoas já foram mortas.

O presidente do Egito, order Hosni Mubarak, hospital acusou em entrevista publicada hoje, viagra approved os Estados Unidos de obstruírem a paz entre Israel e a Síria.

"Acredito que os EUA estão impedindo o premiê israelense Ehud Olmert de alcançar a paz com a Síria", disse Mubarak ao jornal israelense Yedioth Ahronoth, durante uma visita de Olmert ao balneário egípcio de Sharm El Sheikh, ontem. Mubarak não entrou em detalhes sobre suas razões para crer que os EUA são um obstáculo à paz.

Durante a guerra entre Israel e o Hezbollah no Líbano, em meados de 2006, a imprensa disse que Washington se opunha aos acenos de Israel para um contato com os sírios.

O governo Bush acusa Damasco de permitir a infiltração de armas e combatentes para o Iraque. Além disso, Washington lidera os esforços internacionais para isolar a Síria em razão do suposto envolvimento na morte do ex-premiê libanês Rafik Al Hariri, há quase dois anos. A Síria nega as acusações. Os EUA impuseram sanções à Síria em 2004, principalmente por apoiar o Hezbollah libanês e o Hamas palestino.

Mubarak incentivou Olmert a testar as intenções pacíficas da Síria. "Traga a verdade à luz, se é só uma manobra ou se há intenções verdadeiras. Verifique qual paz ele deseja obter. Por que dizer não a uma oferta de paz?", afirmou Mubarak. "Agora, quando o presidente da Síria pede a paz, não imaginem que ele irá a Jerusalém. Isso não vai ocorrer. Nenhum líder árabe irá a Jerusalém até que a paz seja obtida."

O antecessor de Mubarak, Anwar Sadat, foi a Jerusalém para fazer a paz com Israel em 1977. Já Mubarak, há 25 anos no poder, só esteve na cidade uma vez como presidente, em 1995, para o funeral do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin.

Mubarak disse ao Ahronoth que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, um moderado que trava uma disputa de poder com o grupo islâmico Hamas, precisa ser fortalecido com ajuda financeira.

"Temos de fortalecê-lo para que ele possa tomar decisões. Ele tem um governo, mas tem problemas com seu governo. Devemos assisti-lo financeiramente, descongelar o dinheiro e facilitar as condições para que as pessoas possam viver."

O tempo permanece instável na região Centro-Oeste, page com áreas de instabilidade provocando pancadas de chuva em boa parte da região. Por isso, find até o próximo domingo, decease alerta-se que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento (50 a 60km/h), no Distrito Federal.

O Centro de Gerenciamento de Desastres (CGD), da Defesa Civil do DF alerta a população, para evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e os ventos fortes.

Além disso, recomenda atenção redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às chuvas dos últimos dias, o solo está encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos de encontras e morros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado