Começa hoje, e vai até 28 de outubro, o prazo para renovação de matrículas e remanejamento para alunos com necessidades especiais (ANEE) da rede pública de educação do Distrito Federal. O mesmo prazo vale para a renovação de matrículas dos alunos que já estão no ensino regular. Já o remanejamento para o ensino regular será do dia 14 a 23 de novembro. Esses procedimentos devem ser feitos na unidade de ensino onde o estudante já está matriculado.
Para as matrículas novas, quem dá a largada pelo Telematrícula 156 são os alunos para a modalidade da Educação Especial. A antecipação, nesse caso, se deve aos critérios que precisam ser cuidadosamente cumpridos, como o diagnóstico do aluno e a locação para uma escola que atenda melhor à sua necessidade. O período de matrícula para eles é de 22 a 28 de outubro. Depois da inscrição, o pai ou o responsável terá que levar, na regional de ensino da cidade, o laudo médico. O aluno é encaminhado para o centro que melhor se enquadra à necessidade dele. Já as inscrições do ensino regular (nas etapas Infantil, Fundamental e Médio) estarão disponíveis a partir de 29 de outubro até 25 de novembro.
O Telematrícula não cadastra por ordem de ligação e é válido apenas para alunos novos na rede pública. O resultado para todas as modalidades sai apenas no final de dezembro. Segundo a Secretaria de Educação, o processo demora muito porque o número de inscrições e de vagas disponíveis nas escolas precisa ser analisado. A secretaria salienta que a ligação para o Telematrícula não é a garantia da vaga. Ela é apenas uma inscrição. A pessoa recebe um número que pode ou não ser contemplado.
Leia mais na edição desta segunda-feira (17) do Jornal de Brasília