Menu
Brasília

Chance de ver o céu de perto na Praça dos Três Poderes

Arquivo Geral

10/05/2014 7h00

O Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) promove hoje a 25ª observação pública do céu, com telescópios, na Praça dos Três Poderes. É uma oportunidade especial para que o público possa contemplar planetas, estrelas e a Lua pelas lentes da entidade e de astrônomos amadores. 

Caso as condições climáticas sejam favoráveis – tempo bom e sem nuvens – o público poderá curtir  os corpos celestes de 18h30 às 22h. 

Nas primeiras horas de observação, poderão ser vistos a Lua, Marte, Júpiter e a Nebulosa de Órion. No final do período, será a vez de ver Saturno e seus anéis.

Além dessas atrações, serão captadas imagens do aglomerado de Ômega Centauri, Caixinha de Jóias, das estrelas duplas Alfa Centauri e Acrux. Durante toda a jornada, astrônomos vão tirar dúvidas do público.

Desde seu início, o evento já atraiu milhares de pessoas, desde famílias inteiras, turistas e pessoas de todas as idades, despertando interesse crescente por parte da população, nos últimos anos .

 O CAsB é parceiro do projeto do Planetário de Brasília, junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF).

As duas instituições estão comprometidas na difusão da astronomia no DF, com o objetivo de fomentar a educação e a pesquisa cientifica entre crianças, jovens e adultos. 

O CAsB não tem fins lucrativos e é voltado ao estudo, pesquisa, ensino e divulgação da ciência astronômica. A entidade é constituída basicamente por astrônomos amadores.

Fundado em 1986, o clube presta serviços adicionais à comunidade, como palestras, cursos, observações públicas, além de acompanhar fenômenos celestes como foi a passagem do cometa Halley em 1986 e do cometa Hale-Bopp em 1997.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado