Menu
Brasília

CEU das Artes em Ceilândia promove esporte, cultura e inclusão para todas as idades

Equipamento do GDF oferece aulas gratuitas de dança, esportes e atividades culturais, beneficiando crianças, jovens e idosos

Redação Jornal de Brasília

06/10/2025 16h05

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em Ceilândia, senhoras dançam carimbó, crianças ensaiam balé e jovens praticam manobras de skate, todos em um mesmo espaço: o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes). Criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o equipamento urbano tem o objetivo de promover esporte, cultura e cidadania, melhorando a qualidade de vida da comunidade.

A iniciativa se repete em várias regiões do DF, onde CEUs das Artes e Praças dos Direitos já beneficiaram mais de 25 mil pessoas desde 2019, com atividades gratuitas que consolidam esses espaços como referência de inclusão e transformação social.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os equipamentos exercem papel central na vida das comunidades. “Os CEUs das Artes e as Praças dos Direitos são mais do que estruturas físicas — são pontos de encontro, oportunidades e acolhimento. É onde transformamos vidas com políticas públicas que chegam de verdade à população”, afirmou.

No CEU das Artes da QNM 28, em Ceilândia, cerca de 700 pessoas frequentam semanalmente as atividades. O gerente da unidade, Correia de Britto, detalha a variedade de modalidades: “Temos karatê, jiu-jítsu, futsal, vôlei, basquete, além de aulas de dança e oficinas culturais. A procura maior é pelo futebol e pelas danças, como balé e carimbó”.

A professora de balé, Bianca dos Santos Lima, acompanha 35 meninas e destaca o impacto das aulas na autoestima e disciplina das alunas. “Muitas chegaram tímidas e hoje sobem ao palco com segurança. O projeto abre portas que muitas famílias não teriam condições de oferecer. Aqui, as meninas têm acesso gratuito a algo que normalmente seria caro e distante da realidade delas”, explica Bianca, que atua como voluntária.

As atividades também contam com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e educadores. A metodologia DNA do Brasil identifica talentos e direciona cada participante às atividades que mais se adequam ao seu perfil.

Qualidade de vida para a comunidade

A aposentada Maria Carlos Silva de Sousa, 79 anos, ressalta os benefícios da ginástica para a saúde e o bem-estar. “Isso aqui é maravilhoso. A gente até esquece que está velha, sai da ansiedade e não precisa tomar remédio nem para dormir”, afirma.

A professora Edinalva Maria Ferreira da Silva, 63 anos, encontrou no espaço uma forma de superar a depressão. “Eu estava no fundo do poço e foi aqui que renasci. Dar aula de carimbó me enche de alegria, principalmente quando vejo a transformação das senhoras que participam”, conta.

Outra participante, Maria das Graças Freitas dos Santos, 87 anos, integra o grupo de carimbó há cinco anos. “Aqui é como se fosse uma família. Esse espaço precisa continuar porque faz muito bem para a comunidade”, destaca.

Inscrições e funcionamento

As atividades são voltadas a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Adultos podem participar do aulão de zumba aos sábados, além de outras ações abertas ao público. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online ou comparecer a uma unidade com documento de identificação, comprovante de residência e laudo médico (para pessoas com deficiência).

Endereços e horários

  • CEU das Artes QNM 28 – Área Especial, Ceilândia Norte/DF
  • CEU das Artes QNR 02 – Área Especial, Ceilândia Norte/DF
  • CEU das Artes Recanto das Emas – Quadra 113, lote 9
  • Praça dos Direitos QNN 13 – Setor Norte, Lote B, Ceilândia Norte/DF
  • Praça dos Direitos Itapoã – Quadra 203

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado