Menu
Brasília

Cepi Abelha Mirim é inaugurado em Santa Maria e amplia vagas para a educação infantil

Durante a entrega simbólica da creche, que já está em funcionamento, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a política pública é para além do acolhimento às crianças

Redação Jornal de Brasília

08/10/2025 11h36

celina

Durante a entrega simbólica da creche, que já está em funcionamento, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a política pública é para além do acolhimento às criança: “Essa é uma obra que deixa o meu coração muito feliz, porque ela não é só para a criança, é para a família” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (8), o Centro de Educação Infantil (Cepi) Abelha Mirim, em Santa Maria. A nova unidade foi construída para atender 188 crianças em período integral e faz parte do trabalho do GDF de ampliar a oferta de vagas na educação infantil pública. Com a entrega, a fila de espera para acolhimento de alunos do maternal I e II da região administrativa foi zerada.

Durante a entrega simbólica da creche, que já está em funcionamento, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a política pública é para além do acolhimento às crianças: “Isso [fila de espera de 24 mil crianças] quer dizer que nós tínhamos milhares de mães que não podiam se colocar no mercado de trabalho porque tinham que cuidar dos seus filhos ou então tinham que dividir o seu salário para colocar uma cuidadora dentro de casa. Essa é uma obra que deixa o meu coração muito feliz, porque ela não é só para a criança, é para a família. E não é só a questão da educação, é a formação como um todo”, afirmou Ibaneis Rocha.

Para a vice-governadora Celina Leão, a nova unidade dá novos horizontes para as crianças da região. “A entrega do Cepi Abelha Mirim, em Santa Maria é a concretização do nosso compromisso com o futuro. Ao construirmos estruturas de qualidade como essa, garantimos que nossas crianças tenham acesso à educação desde a primeira infância, a base para o desenvolvimento pleno. Ao mesmo tempo, levamos tranquilidade a mães e pais que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados em um ambiente seguro e pedagógico”, disse.

Localizado na EQ 215/315, Lote B, no CAIC de Santa Maria, o Cepi Abelha Mirim possui 10 salas de aula distribuídas em uma área total construída de 1.311,97 m². A obra, executada pela CBC Construtora Brasil Central Ltda., contou com investimento de R$ 5.672.082,86, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do GDF. A contratação e fiscalização da obra ficaram a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

“A nossa empresa participou desde o início da construção. Fiscalizamos os recursos e a execução em si, garantindo a qualidade do empreendimento. É uma obra muito bem feita e bem concluída. Essa qualidade vem da expertise da Novacap, de engenheiros, fiscais e técnicos”, acrescentou o presidente da companhia, Fernando Leite.

Com a abertura de novas creches e a ampliação do programa Cartão Creche, a lista de espera por vagas na rede pública de educação infantil do DF caiu de 24 mil para 2,5 mil crianças, que devem ser acolhidas até 2026 com outras inaugurações previstas, segundo a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

“Santa Maria já não tem mais carência em maternal I e II, apenas berçário. Aqui mesmo, estamos ampliando porque temos 30 vagas sobrando, então, a gente vai mudar para que essas vagas sejam para atender o berçário e podermos acolher esses alunos. Assim, vamos adaptando de acordo com a demanda da rede. Estamos apostando tudo para começar 2026 com as filas zeradas, nosso planejamento é atender todo mundo. Estamos trabalhando firme para isso”, concluiu a chefe da pasta.

A obra contou com investimento de R$ 5.672.082,86

Até o ano que vem, a previsão é de que outros oito Cepis em construção do zero sejam entregues nas cidades do Paranoá, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina. Além disso, o governo trabalha na reforma e ampliação da Creche Colônia Agrícola São José, em Planaltina.

“Temos mais oito para inaugurar. Com isso, podemos dizer que somos o governo que mais fez creches no Distrito Federal”, acrescentou Ibaneis Rocha. 

Estrutura

O Cepi é estruturado em dois blocos e uma ampla área externa. O Bloco A abriga a administração, incluindo secretaria, direção e sala de professores, além de lactário, lavanderia, rouparia, refeitório e cozinha completa, sanitários acessíveis, salas de Creche I (até 11 meses), solários e área de amamentação, bem como copa e vestiários para os funcionários.

No Bloco B, estão localizadas as salas de atividades da Creche II e III (1 a 3 anos e 11 meses), a pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses), uma sala multiuso, sanitários infantis e PNE, além de solários. A área externa conta com pátio coberto, playground, jardins, horta e paisagismo, além de estacionamento, gradil, portões e reservatório de água, garantindo espaços seguros e adequados para o desenvolvimento das crianças.

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá: “Santa Maria já não tem mais carência em maternal I e II”

“É inacreditável o cuidado dessas professoras com os meninos. A gente estava aqui assistindo a apresentação dessas crianças e a alegria da professora que estava na frente chegava a encantar. Isso é muito gostoso porque dá para sentir o calor no coração de cada um de ver um governo que trabalha para o povo e consegue entregar alegria para as famílias. Eu estou realmente encantado”, disse, emocionado, Ibaneis Rocha, durante cerimônia de inauguração do Cepi.

Creches em todo o DF

Desde 2019, este GDF já inaugurou 27 unidades de educação infantil distribuídas em Samambaia, Lago Norte, Ceilândia, Pôr-do-Sol, Sol Nascente, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Gama, Plano Piloto, Taguatinga, Recanto das Emas, SCIA/Estrutural e Jardim Botânico.

Além disso, o GDF tem oito Cepis em construção, localizados no Paranoá Parque, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina, o que reforça a expansão da educação infantil no Distrito Federal.

Cepis e Creches entregues desde 2019

2019

Samambaia: Cepi Bambu
Samambaia: Cepi Azulão

2020

Samambaia: Cepi Bem-te-vi
Samambaia: Cepi Periquito
Lago Norte: Cepi Cajuzinho
Ceilândia: Cepi Papagaio

2021

Pôr-do-Sol: Cepi Jandaia

2023

Sol Nascente: Cepi Sarah Kubistchek
Planaltina: Cepi QD 23
Planaltina: Creche Núcleo Rural Pipiripau II
Paranoá: Creche Núcleo Rural Jardim II

2024

Sol Nascente: Cepi Orquídea do Cerrado
Ceilândia: Cepi 8/12
Ceilândia: Cepi QNO 18
Santa Maria: Cepi Rosa do Campo
Gama: Cepi EQ 01/02
Plano Piloto: Cepi Vila Telebrasília
Taguatinga: Cepi Setor J

2025

Recanto das Emas: Cepi Q 510
Ceilândia: Cepi QNO 18
Ceilândia: Cepi QNP 11
SCIA/Estrutural: Cepi Estrutural
Samambaia: Cepi Q 217
Jardim Botânico: Cepi Mangueiral
Santa Maria: Cepi Abelha Mirim
Riacho Fundo II: Cepi QN 07
Taguatinga: Cepi 9/11 Setor L

Cepis em Construção no DF

Paranoá: Cepi Paranoá Parque
Guará: Cepi Guará
Riacho Fundo II: Cepi QN 14
Lago Norte: Cepi Taquari
Recanto das Emas: Cepi Q 805
Planaltina: Creche Colônia Agrícola São José / Núcleo Rural Rio Preto (reforma e ampliação)
Recanto das Emas: Cepi QD 109
Recanto das Emas: Cepi QD 104

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado