Nesta quarta-feira (21), o Centro de Pronto Atendimento (CPA) do Hospital Universitário de Brasília, fechado há 43 meses, voltou a receber pacientes. Até o início da tarde, foram 40 atendimentos, com seis internações.
Ao meio dia, dirigentes, alunos, professores e funcionários da Universidade de Brasília compareceram ao auditório I para a solenidade de reabertura da unidade.
O evento de inauguração do CPA foi concorrido, sobretudo, porque a reativação do centro representa o resultado do esforço de diferentes segmentos do hospital e da administração superior da UnB em entregar, em quatro meses, uma unidade essencial para o desenvolvimento acadêmico e para o atendimento de urgências e emergências da população do Distrito Federal.
Os discursos de estudantes, residentes, da direção do HUB e da reitoria da Universidade traduziram o sentimento de dever cumprido e a necessidade de fazer prevalecer o engajamento como um modelo de trabalho.
O reitor da UnB, José Geraldo de Souza Júnior, destacou o resultado deste envolvimento como a essência da própria Universidade de Brasília: “O HUB é a UnB”, disse.
Armando Raggio, diretor do hospital, expressou a satisfação em ter a resposta de profissionais, alunos e residentes, com os quais dividia a reativação do CPA. Raggio chamou a atenção para o sentido de urgência que deve pautar o trabalho do hospital e que esteve presente no trabalho de reativação da unidade.
Na ocasião, estudantes do movimento SOS HUB entregaram uma carta de agradecimento ao diretor do hospital e manifestaram reconhecimento pelo espaço de que dispõem nas discussões sobre a situação do hospital.
Apesar da conquista de hoje, o movimento seguirá reivindicando a solução de outras dificuldades enfrentadas pelo HUB. “Agradecemos o empenho de toda a direção e reafirmamos que continuaremos buscando as melhorias que o hospital necessita. O trabalho continua”, afirmou Pedro Henrique, um dos coordenadores do movimento SOS HUB.
O coordenador do CPA, Hervaldo Sampaio Carvalho, fez questão de citar os pacientes como aqueles que mais mereciam homenagem. “É para eles que trabalhamos e devemos toda a nossa atenção”, disse.
ATENDIMENTO – Com uma área de 535 metros quadrados, o Centro de Pronto Atendimento do HUB oferecerá serviços de urgência e emergência, exceto politraumatizados, com uma equipe de 17 profissionais entre nutricionistas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, médicos, apoio administraivo e suporte operacional, em escala de plantão.
Serão assistidos os profissionais e alunos que trabalham nos campi da Universidade de Brasília e aqueles pacientes referenciados pelo Centro de Regulação da Secretaria de Saúde do DF.
Números do Centro de Pronto Atendimento do HUB
7 Leitos de observação
3 Leitos de emergência
2 Salas de repouso
1 Sala de prescrição
2 Salas de procedimentos
1 Sala de acolhimento
2 Postos de enfermagem
1 Sala para aplicação de medicamentos
3 Consultórios
1 Sala de espera
1 Unidade de nutrição
1 Sala de Serviço Social e Psicologia
1 Sala de suporte administrativo
Para iniciar o atendimento, foram investidos cerca de R$ 950 mil, de recursos arrecadados pelo hospital e outros oriundos da Universidade de Brasília, para reforma das intalações e para a compra de monitores multiparamétricos e de pressão arterial, oxímetros portáteis, desfibriladores, carrinhos de parada cardíaca, respiradores, ventiladores de transporte e camas hospitalares. Esta estrutura permitirá o atendimento de pacientes de baixo e alto risco.
OBRAS – No evento de hoje também foi dado o passo inicial para a reforma do antigo Centro de Pronto Atendimento, fechado devido ao afundamento do solo. O vice-reitor da UnB, João Batista, e o diretor do HUB, Armando Raggio, assinaram o projeto para construção das instalações definitivas da unidade.